Categorias: Cidades

Livro “Fragmentos de Memórias” é um convite para o leitor rememorar sua infância

Compartilhe:

Quando você fecha os olhos consegue relembrar das coisas boas que viveu na sua infância? Essa é a proposta do livro “Fragmentos de Memórias” escrito pela jornalista Alexandra Brito. Elaborado durante o ano de 2020, em plena pandemia, ela rememora coisas que viveu quando tinha entre 3 e 4 anos de idade. “Muita gente me pergunta como consigo lembrar dessa época, já que era tão pequena. Por isso são fragmentos, coisas que me recordo e que, durante muitos anos, conversei com minha mãe”, explica.

De acordo com a jornalista, a ideia do escrever sobre a infância surgiu após a partida da mãe, Dona Márcia, deste plano terreno, logo após a pandemia da Covid-19 assolar o mundo e ser decretado o isolamento social. “Na época que começou, minha mãe estava internada e partiu um mês e três dias após dar entrada no hospital. Sempre fui muito apegada a ela e sei que o corpo dela descansou”.

O livro acabou sendo uma homenagem à mãe, conforme relata a escritora, que quis retratar os momentos bons vividos ao lado da mãe, no 18 do Forte, um bairro humilde de Aracaju. “Minha mãe sempre preservou muito as amizades e lá ela tinha vários amigos e a garotada sempre se juntava para brincar na rua, que era de piçarra. A Nossa Senhora da Glória começa de um lado da Avenida Visconde de Maracaju e vai até o Alto do Morro da TV. A gente morava bem ao lado do Mercado Municipal do bairro, que continua lá”.

A intenção, reforça Alexandra Brito, é que cada leitor faça o resgate de suas memórias afetivas. “É um livro para os adultos rememorarem a infância e os mais novos conhecerem um pouco das brincadeiras antigas. Tive uma infância simples, numa época em que podíamos brincar na rua, correr, sem medo de violência”.

Lançamento

O livro “Fragmentos de Memórias”, impresso pela Edise, conta com fotos do repórter fotográfico Gilton Rosas e charge de Álvaro Santos. O lançamento acontecerá dia 11 de janeiro de 2022, às 17h, na Biblioteca Pública Ephiphânio Dória. O lançamento tem o apoio do Colégio Amadeus, da Âncora Comunicação, da Sociedade de Anestesiologia de Sergipe (Saese) e da Cooperativas dos Anestesiologistas do Estado de Sergipe (Coopanest-SE).

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Banco do Nordeste integra o Fasc com palco especial

O Banco do Nordeste (BNB) integra a programação da 40ª edição do Festival de Artes…

4 horas atrás

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

  Cerca de 249 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências…

4 horas atrás

José Rollemberg Leite Neto — serenidade e inteligência na Academia Sergipana de Letras

  Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   primeira vez que trocamos algumas palavras foi…

4 horas atrás

Orquestra Sinfônica de Sergipe celebra Dia da Consciência Negra no TTB

  A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) realizou, na noite de quinta-feira, 20 de novembro,…

5 horas atrás

Começa hoje o Festival de Artes de São Cristóvão

O Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) começa hoje, 20 de novembro e segue…

1 dia atrás

Consciência, identidade e desenvolvimento: A força das múltiplas raízes do povo brasileiro

  Por Heuller  Roosewelt Silva Melo (*)   plenitude da nossa sociedade depende intrinsecamente da…

1 dia atrás