A flexibilização das medidas de isolamento social observada em 2021, resultante do avanço da vacinação, tem reaquecido as atividades turísticas no Brasil. O segmento de hospedagens, por exemplo, superou os números registrados antes da pandemia. Dados registrados pela Visa Consulting & Analytics (VCA) indicam que a quantidade de transações com credenciais Visa para serviços de hospedagens no país cresceu 70% entre setembro deste ano e o mesmo mês de 2019.
“Neste mesmo intervalo, também observamos que as transações de companhias aéreas tiveram uma queda de quase 30%, quando comparadas com o período pré-pandemia, devido às restrições do setor. Ainda assim, o ticket médio com passagens aéreas teve aumento em torno de 10%, o que está atrelado à alta do dólar e da inflação no país”, comenta Oscar Pettezzoni, diretor executivo da VCA.
O segmento de hospedagens se manteve ativo. Um dos fatores que impulsionou o seu crescimento foi a maior adesão das empresas ao modelo de trabalho remoto e o boom do ‘anywhere office’. Isso levou mais pessoas a optarem por trabalhar em outras cidades ou estados, aumentando a procura por hospedagens de longa duração – fenômeno que classificou esse público como ‘nômade digital’, uma tendência que acelerou ainda mais nos últimos dois anos. Essa performance vem contribuindo com a melhora do turismo.
“O turismo gera atividades indiretas que atingem os mais variados setores da economia, sua retomada aquece diversas cadeias produtivas. Com isso, para a Visa, acompanhar os padrões de gastos dos consumidores nesse segmento é muito pertinente para entender as mudanças de hábitos e necessidades de consumo das pessoas nesse momento de pandemia e traçar as melhores soluções e recomendações aos nossos clientes para que eles possam tomar decisões de negócios mais assertivas dentro desse cenário”, conclui Pettezzoni.
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