Negócios

Lideranças empresariais querem a redução da alíquota de ICMS dos combustíveis

Compartilhe:

As lideranças empresariais sergipanas se uniram em torno da campanha  “Menos é mais” que visa sensibilizar o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, a reduzir a alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) dos combustíveis, que é de 29%. Hoje,  o sistema Fecomércio reuniu os empresários para discutir o assunto e se engajou na campanha deflagrada pelo Movimento É de Sergipe. O Fórum Empresarial também discutiu o assunto hoje e aderiu a essa mobilização.

A campanha tem que envolver toda a sociedade

“Foi um encontro muito importante. Todos juntos somando nessa campanha”, disse o presidente do É de Sergipe, Lincolin Amazonas. Já o superintendente do sistema Fecomércio, Maurício Gonçalves, que capitaneou a reunião, considerou o encontro satisfatório. “Nós trouxemos o É de Sergipe, a Câmara de Jovens Empresários, Sindicato dos Postos dos Combustíveis (Sindpese). A nossa bandeira é estudar este imposto, entendê-lo e lutarmos para a redução da alíquota”, disse Maurício Gonçalves.

Ficou marcado para a próxima quinta-feira, 13, às 16 horas, na sede do Sindpese, uma nova discussão sobre o assunto.  A alíquota de 27% do ICMS dos combustíveis e a população ainda paga mais 2% que vai para Fundo de Combate à Pobreza.  Hoje os postos são livres para praticarem o preço que desejarem.)

Campanha

Veja o impacto no bolso

Ao longo de 2019, o governo de Sergipe despertou para a necessidade da diminuição de impostos para aquecer a nossa combalida economia e reduziu  as alíquotas de ICMS em alguns produtos. Fez isto com o milho e o gás natural, por exemplo. Mesmo assim, no ano passado, o estado de Sergipe teve um crescimento de 9,25%, em suas receitas com relação a 2018, segundo dados do Dieese.

Leia também: Bolsonaro diz que zera impostos se governadores acabarem com ICMS

Na campanha que está sendo desenvolvida pelo É de Sergipe, a entidade alerta que “chegou a hora de menos ICMS sobre combustíveis veiculares.  Um imposto que não é pago apenas por quem tem veículo, mas por toda a economia que gira em torno deles: passagens, fretes, alimentos… todos esses itens são afetados pelo valor do combustível, e quanto maior o custo, mais as pessoas reprimem o seu consumo, reprimem negócios e, consequentemente geram menos impostos aos cofres estaduais. Por isso a nossa campanha Menos é Mais!”

 

Compartilhe:
Antonio Carlos Garcia

Editor do Portal Só Sergipe

Posts Recentes

Moradores de Lagarto aprovam serviços da 46ª edição do ‘Sergipe é aqui’

  A cidade de Lagarto foi palco, na última sexta-feira, 25, da 46ª edição do…

19 horas atrás

Governo do Estado renova parceria com a Casacor Sergipe

  O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e…

22 horas atrás

Um dia no Aeroclube de Sergipe

  Professor Manuel Luiz Figueiroa   ra um sábado de manhã, o sol irradiava um…

2 dias atrás

Jornalismo que se aprendia no olhar e se aperfeiçoava na convivência

Por Everaldo Goes (*)   cena parece saída de um filme: dois jornalistas, cansados, mas…

3 dias atrás

Rosa Faria: arte e história como missão 

  Por Acácia Rios (*)   Quero morrer ocupando minhas mãos.  Em uma delas, levarei…

3 dias atrás

Moura Dubeux lança linha Mood e complexo residencial na zona sul de Aracaju

A Moura Dubeux, referência no setor imobiliário do Nordeste, lançou em Aracaju a linha Mood,…

4 dias atrás