Negócios

Jucese inicia a última etapa do projeto de digitalização

Compartilhe:

A partir do dia 1º de dezembro, a Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) incia a última etapa do cronograma de implantação do projeto “Jucese 100% Digital”. Com isso, acaba de vez a entrada física de processos na sede ou nos escritórios regionais do órgão. Os empresários sergipanos ganham mais acesso, comodidade, agilidade e segurança jurídica.

Com a última fase em vigor, só será possível protocolar os processos de abertura, alteração ou baixa de empresas do tipo jurídico cooperativa, sociedade anônima, grupo, consórcio societário e demais naturezas exclusivamente pelo Portal de Serviços Agiliza Sergipe (www.agiliza.se.gov.br), usando o certificado digital e-CPF de cada empresário.

A Junta Comercial iniciou este ano a implantação gradativa do projeto “Jucese 100% Digital”. Desde 1º de setembro, a abertura de empresas do tipo Empresário Individual, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) e Sociedade Limitada começou a ser feita no formato exclusivamente digital. Já em outubro, a alteração e a baixa dessas três naturezas também passaram a ser feitas apenas na internet.

Assinatura digital

“A partir de dezembro, a abertura, alteração ou fechamento de qualquer tipo de empresa na Jucese será realizado somente na forma online, não sendo mais possível dar entrada em processo no formato físico, por meio de papéis. Para tanto, é indispensável que cada empresário tenha assinatura eletrônica. Ela é obtida através do certificado digital e-CPF, que possui a mesma validade jurídica do que uma assinatura lavrada e reconhecida em cartório”, explica a diretora de Registro Mercantil da Jucese, Cristina Melo.

O presidente da Junta Comercial, Marco Freitas, ressalta que, com a implantação do projeto “Jucese 100% Digital”, a intenção do órgão é tornar o ambiente de negócios mais dinâmico em Sergipe. Ele lembra ainda que a Jucese teve a preocupação de implantar o projeto gradativamente, dando tempo para os usuários se adaptarem ao digital. “Ao realizar nove capacitações sobre o “Jucese 100% Digital” em sete cidades diferentes, também nos preocupamos em apresentar aos profissionais da contabilidade, nossos principais usuários, como protocolar na Junta Comercial o processo de uma empresa inteiramente via internet”, reforça Marco Freitas.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Iguá inicia, amanhã, operação total em Sergipe

A Iguá Sergipe assume, a partir de 1º de maio, a responsabilidade pela distribuição de…

5 horas atrás

Dia do Trabalhador: o que abre e o que fecha em Aracaju no feriado de 1º de maio

  Em virtude do feriado do Dia do Trabalhador, nesta quinta-feira, 1º de maio, a…

7 horas atrás

Receita paga nesta quarta-feira lote da malha fina do IR

  Cerca de 280 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências…

12 horas atrás

A grandeza de Ratinho como comunicador e líder

  Por Diego da Costa (*)   uando falamos em comunicação assertiva no Brasil, poucos…

16 horas atrás

Furto de energia pode causar acidentes e impactar fornecimento de energia

Furto de energia é crime previsto em lei e traz prejuízos para a população com…

1 dia atrás

Aracaju vai sediar, em outubro, o Campus Party Weekend

  A prefeita Emília Corrêa assinou nesta segunda-feira, 28, o termo de intenções para a…

1 dia atrás