As praias continuam poluídas, mas a quantidade de óleo diminuiu
De setembro até agora, os órgãos públicos que integram a Frente Unificada de Sergipe, criada a partir do surgimento de óleo cru no litoral sergipano, já recolheram 1.210 toneladas de resíduos (óleo e areia) nas áreas afetadas. O comunicado foi divulgado hoje pela Frente, ao garantir que o trabalho de monitoramento e limpeza continua sendo realizado em praias, rios e manguezais e com uma boa notícia: a quantidade de óleo diminuiu consideravelmente no Estado.
Hoje pela manhã, segundo a Frente Unificada, uma aeronave do Ibama realizou um sobrevoo no litoral sergipano com técnicos do Ibama, ICMBio e Marinha para monitoramento dessas áreas. O foco foi a região da foz do Rio São Francisco.
Já uma equipe da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Secretaria do Estado da Agricultura (Seagri), com o apoio da Marinha do Brasil, iniciou a coleta de amostras de água e sedimento em dois municípios sergipanos: na praia do Viral, em Aracaju e no Rio Vaza Barris, nas proximidades da ponte Joel Silveira, limite com o município de Itaporanga D’Ajuda, onde está sendo feita a coleta também na Ilha Men de Sá.
O trabalho de coleta de material para análise se estenderá também para a fauna. As análises químicas vão servir para mensurar quanto o óleo contribuiu para o aumento das substâncias químicas no meio ambiente. As coletas seguirão até o dia 8 de novembro.
A equipe de limpeza do Prevfogo continua concentrando esforços na Reserva Biológica Santa Isabel, no município de Pirambu, por causa do período de desova das tartarugas, sob a coordenação do ICMbio. O peixe boi Astro continua sendo monitorado pelas equipes da Fundação Mamíferos Aquáticos.
A Frente Unificada de Sergipe é formada por representantes da Marinha do Brasil, Ibama, Adema, Defesa Civil Nacional e Estadual, ICMBio, Superintendência do Patrimônio da União-SPU, Fundação Mamíferos Aquáticos, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aracaju – Sema, Universidade Federal de Sergipe e Prefeitura Municipal da Barra dos Coqueiros.
Cerca de 280 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências…
Por Diego da Costa (*) uando falamos em comunicação assertiva no Brasil, poucos…
Furto de energia é crime previsto em lei e traz prejuízos para a população com…
A prefeita Emília Corrêa assinou nesta segunda-feira, 28, o termo de intenções para a…
Por Emerson Sousa (*) pobreza, ao lado da fome e da desigualdade econômica,…
A cidade de Lagarto foi palco, na última sexta-feira, 25, da 46ª edição do…