A Energisa é uma empresa que pensa no futuro
O furto de energia, popularmente conhecido como “gato”, é crime previsto em lei e traz riscos graves à segurança da população, além de comprometer a qualidade do fornecimento. Somente em 2025, a Energisa Sergipe recuperou 11,69 GWh de energia furtada, quantidade suficiente para abastecer a cidade de Campo do Brito por um ano ou atender 114 mil residências no mesmo período.
Durante inspeções neste ano, foram identificadas 4.837 irregularidades nos 63 municípios de atuação da Energisa em Sergipe. As irregularidades foram encontradas em residências e estabelecimentos comerciais. O coordenador comercial, Bernard Gouveia, destaca os principais prejuízos dessas irregularidades.
“Essas inspeções são realizadas e forma contínua, pois sabemos os prejuízos para a população e para quem pratica esse crime. Essas irregularidades podem provocar sobrecarga da rede elétrica, falta de energia, curtos-circuitos, cabos energizados partidos e até mesmo incêndios na rede elétrica. Além de oferecer riscos à vida de quem pratica essa ação”, alerta.
Com a chegada das festas, muitos comerciantes abrem estabelecimentos temporários. A orientação da Energisa é solicitar ligação provisória para garantir segurança e evitar acidentes. “A ligação provisória evita choques elétricos e acidentes fatais, além de manter o serviço regularizado e sem risco de autuação por furto de energia”, reforça João Victor.
O pedido deve ser feito com antecedência mínima de cinco dias úteis em uma agência da Energisa. É necessário apresentar RG, CPF, a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e a lista dos equipamentos que serão utilizados, com suas respectivas potências.
A população também pode denunciar ligações clandestinas de forma anônima pelo telefone 0800 079 0196, pelo whats app www.gisa.energisa.com.br ou pelo aplicativo Energisa On. A denúncia é anônima.
Por Hernan Centurion (*) final do ano geralmente nos conduz, como de costume,…
Por Luciano Correia (*) ossa classe média é a melhor encarnação daquele ditado…
O reajuste do salário mínimo para R$ 1.621, a partir de 1º de janeiro de…
Por Claudefranklin Monteiro (*) u o conheci em Lagarto, numa das apresentações do…
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou ontem, 23, que o ano de…
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) intensificou neste final de ano o trabalho…