Política

Deputado Francisco Gualberto propõe lockdown; governador começa a flexibilizar

Compartilhe:

Apesar do governador Belivaldo Chagas dar os primeiros sinais de que pretende flexibilizar e permitir a volta das atividades comerciais no Estado, o deputado estadual Francisco Gualberto, PT, vice-presidente da Assembleia Legislativa (Alese), defendeu, hoje, 3, um lockdown em Sergipe. O objetivo, segundo ele,  é tentar diminuir a curva de crescimento no número de casos confirmados da covid-19, como também deter o crescimento de mortes.

De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sergipe tem 7.555 casos confirmados e 172 mortes. Aracaju já está com 4.400 pessoas infectadas.

Ontem, Belivaldo já revogou o ponto facultativo das segundas-feiras e amanhã, 4, terá uma reunião do Cogere para definir uma possível flexibilização a partir de 15 de junho. Na Alese o deputado lembrou desse encontro e ele pediu ao presidente da Casa, deputado Luciano Bispo, que leve a sua proposta ao governador e demais componentes do Cogere.

Para defender o lockdown, Francisco Gualberto tomou como base o documento divulgado na terça-feira, 2, do Comitê Científico do Consórcio Nordeste que recomenda o lockdown no Estado. Essa é a segunda vez que o comitê, liderado pelo neurocientista, Miguel Nicolelis faz essa proposta, que foi alvo de críticas de diversos empresários sergipanos.

“Atitudes mais duras”

 “Minha proposta é discutir a possibilidade de lockdown. Nesse momento precisamos tomar atitudes mais duras. Após isso, se discute a questão da reabertura do comércio. Até porque sabemos que o governo do Estado está abrindo mais UTI’s nos hospitais em várias regiões, mas do que adianta abrir 30 leitos de UTI e a pandemia preencher isso em três dias, caso a quarentena seja flexibilizada agora?”, questiona o deputado Gualberto, lembrando que há pelo menos cerca de 2 mil testes aguardando resultado em Sergipe.

Covid-19

De acordo com o documento do Comitê Científico, existem ao menos duas preocupações em relação a Sergipe. A primeira é que Aracaju deveria se valer de um plano de isolamento social rígido para controlar a escalada de casos e óbitos e evitar a sobrecarga do sistema de saúde, o que significa justamente a proposta de lockdown. “Como a cidade já cruzou o limiar de 80% dos leitos de UTI ocupados, este Comitê recomenda a implementação do isolamento social rígido o mais rapidamente possível”, diz o documento dos cientistas.

O Comitê Científico também demonstra preocupação com o espalhamento da epidemia pelo interior sergipano. “Localidades como Itabaiana, São Cristóvão, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora do Socorro apresentaram aumentos de casos acelerado e devem ser monitoradas com grande atenção. A cidade de Lagarto também deve ser considerada como um Município a ser monitorado diariamente”, afirmam os cientistas.

Compartilhe:
Antonio Carlos Garcia

Editor do Portal Só Sergipe

Posts Recentes

Cartórios de Notas de Sergipe totalizam 45 solicitações de doações de órgãos em 30 dias

Passados 30 dias do lançamento da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), disponibilizada pelos…

21 horas atrás

Comentando a “Comunicação Não Violenta”

Por Valtênio Paes de Oliveira (*)   uma época em que a prática da violência…

21 horas atrás

Fundat oferta 1.500 vagas para oficinas online de qualificação profissional no mês de maio

  A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho…

22 horas atrás

Madonna, alegria despudorada

Por Luiz Thadeu Nunes (*)   rainha do pop levou para as areias de Copacabana,…

22 horas atrás

Aracaju se prepara para receber a 18ª edição do Brasil Sabor, o maior festival gastronômico do mundo

  Aracaju será palco da 18ª edição do Brasil Sabor, promovido pela Abrasel. O evento,…

2 dias atrás

Gaúchos que residem em Sergipe se mobilizam para ajudar conterrâneos

  Uma tragédia sem precedentes no Rio Grande Sul - com 83 mortes confirmadas, 111…

2 dias atrás