Consumidores não pagarão mais porque bandeira está verde Foto: Ascom/Energisa
O consumo de energia elétrica em Sergipe aumentou 0,5% em junho deste ano, na comparação com igual período do ano passado. A informação foi divulgada hoje, 28, pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS. De acordo com dados da Energisa – que atende 63 dos 75 municípios sergipanos – o consumo total de energia elétrica chegou a 191,9 Gigawatts-hora (Gwh).
Em termos relativos, o consumo total de energia elétrica foi 0,5% maior do que o consumido em junho de 2015. No comparativo com maio do ano corrente, mês imediatamente anterior, houve queda de 5,6%. No primeiro semestre do ano, o consumo de energia elétrica no estado registrou recuo de 3,2% em relação ao mesmo período do ano passado.
Setores – O consumo nas residências da área atendida pela Energisa chegou a 82,9 Gwh, registrando alta de 2,5% em relação a junho do ano passado. Mas, sobre o mês anterior, houve retração de 4,4%. De janeiro a junho deste ano, o consumo ficou praticamente estável, com pequeno recuo de 0,1%.
Na indústria, o consumo (incluindo mercado cativo e livre) totalizou 69,4 Gigawatts-hora (Gwh), marcando retração de 15,8%, quando comparado ao consumo registrado em junho do ano passado. Em relação a maio último, também foi registrada queda, porém de 5,2%. Nos seis primeiros meses do ano, o consumo industrial de energia elétrica recuou 17,7%.
Para o comércio, o consumo no mercado cativo ficou em 40,2 Gwh, recuando 4,5% em relação ao mesmo mês de 2015. Porém, quando comparado com o mês imediatamente anterior, verificou-se baixa de 8,7%. Considerando o primeiro semestre o consumo caiu 4,5%.
No campo foram consumidos 6,9 Gwh, em junho do ano corrente, sendo 38% maior que em junho de 2015. Quando comparado com o quinto mês do ano corrente, notou-se declínio de 22,1%.
Cerca de 280 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências…
Por Diego da Costa (*) uando falamos em comunicação assertiva no Brasil, poucos…
Furto de energia é crime previsto em lei e traz prejuízos para a população com…
A prefeita Emília Corrêa assinou nesta segunda-feira, 28, o termo de intenções para a…
Por Emerson Sousa (*) pobreza, ao lado da fome e da desigualdade econômica,…
A cidade de Lagarto foi palco, na última sexta-feira, 25, da 46ª edição do…