Categorias: Cidades

Caueira se prepara para o Verão Sergipe 2026 com turismo em alta

 

A Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, será palco do Verão Sergipe 2026 nos dias 15 e 16 de fevereiro, reunindo moradores, comerciantes e visitantes em torno de uma programação que alia lazer, grandes atrações musicais e fortalecimento da economia local. Realizado pelo Governo de Sergipe, o evento chega a um dos destinos mais conhecidos do litoral sul sergipano, impulsionando o turismo e ampliando as expectativas da comunidade.

Conhecida pelas ondas que atraem surfistas, pela gastronomia à base de frutos do mar e pelo clima acolhedor, a Caueira se prepara para receber mais uma edição da festa. Além da programação cultural do Verão Sergipe, quem visita a praia encontra um cenário de belezas naturais, restaurantes e quiosques à beira-mar, além de uma culinária que valoriza os sabores do litoral sergipano, tornando o destino atrativo durante todo o ano.

Para o secretário municipal da Cultura e do Turismo de Itaporanga d’Ajuda, Ivan Luciano, o Verão Sergipe traz impactos diretos para a economia e para o fortalecimento do turismo local. “Os benefícios são muitos, principalmente na geração de renda para a população que vende seus produtos e no aumento da ocupação das pousadas. O município tem trabalhado para desenvolver o turismo, e o Verão Sergipe na Caueira vai atrair ainda mais visitantes para conhecer a nossa praia. Para que o evento ocorra, a parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura é fundamental”, destacou.

Segundo Ivan, a gestão municipal tem se organizado para garantir a estrutura necessária. “Nos preparamos administrativamente, organizando a praia, reforçando a limpeza, informando a população e divulgando o evento. O Verão Sergipe fortalece ainda mais as festividades da região, movimenta a economia e amplia os atrativos do nosso município”, pontuou.

Expectativa e impacto na comunidade

Entre os trabalhadores que dependem da movimentação turística, a expectativa é positiva. Garçom do tradicional Quiosque do Joel, Marcos Vinícius ressalta o impacto direto do evento na economia e na visibilidade da praia. “É o terceiro ano consecutivo que o governo está trazendo o Verão Sergipe, e ele só traz benefícios para o nosso município. Os shows atraem um público diferente, gente de outros lugares que vem conhecer a praia. Isso gera coisas boas e se torna um ponto positivo para todos nós aqui da Caueira”, afirmou.

Autônoma e proprietária de casa de temporada, Larissa dos Anjos iniciou recentemente o aluguel do imóvel, motivada pela experiência da família e pela crescente demanda por hospedagem. “Comecei esse ano, abri a agenda agora em janeiro. Minha irmã já alugava a casa dela desde 2019, e vimos que era uma renda a mais, que não fica parada. Meu pai tinha esse terreno e decidiu construir justamente pensando nisso”, relatou.

De acordo com ela, a procura aumenta especialmente em períodos festivos. “A procura tem sido grande, principalmente por causa do Carnaval e do Verão Sergipe. As pessoas buscam bastante para alugar, e a casa já não está mais disponível. Em épocas como Réveillon, Natal e eventos, a procura é sempre alta. O Verão Sergipe realmente movimenta a Caueira. Antes mesmo do evento, o Carnaval daqui já era conhecido, mas, depois do Verão Sergipe, a procura aumentou muito mais. Os artistas nacionais atraem mais pessoas, e o comércio local fica aquecido”, explicou.

Também autônomo e proprietário de casa de temporada, Guga Garcez contou que o aluguel começou de forma espontânea e se consolidou como atividade relevante. “No começo, uma pessoa pediu para alugar e deu certo. Eu não alugava antes, mas, a partir dali, a procura só cresceu”, disse.

Ele destaca que, embora a estrutura do imóvel seja um diferencial, o Verão Sergipe é determinante para o aumento da demanda. “O Verão Sergipe é de real importância para quem trabalha com aluguel de casas, para o comércio e para o turismo. É um grande investimento, que traz bandas nacionais, atrai turistas e fomenta a economia da Caueira. As pessoas esperam por esse período”, afirmou.

Visitando a praia, o turista Giovani Honório, de Rondonópolis (MT), também ressaltou a relevância de eventos desse porte. “Gera renda, atrai turistas, traz bandas nacionais e investimento para o município. Isso movimenta a cidade e beneficia muita gente”, considerou.

Belezas naturais

Com clima agradável e águas mornas, a Praia da Caueira reúne um cenário paradisíaco que atrai visitantes ao longo de todo o ano. As ondas moderadas favorecem esportes náuticos, como o surfe, e o pôr do sol de frente para o mar é um dos espetáculos naturais da região. A localidade dispõe de bares e restaurantes que destacam a gastronomia regional, baseada em peixes e frutos do mar.

Outro atrativo do município é a Praia do Coqueirinho, marcada por extensos coqueirais, ampla faixa de areia e ambiente tranquilo, ideal para quem busca sossego e contato com a natureza. O mar calmo e as águas mornas tornam o local convidativo para o banho.

A cerca de 23 quilômetros de Itaporanga d’Ajuda, a Ilha Mem de Sá é um dos principais pontos turísticos da região. Localizada no Rio Vaza-Barris, encanta desde a travessia de barco, com paisagens formadas por manguezais e restingas. O destino oferece estrutura com bares, restaurantes e pousadas, além de opções voltadas ao turismo náutico e ao ecoturismo. A gastronomia local é baseada em frutos do mar e crustáceos, como caranguejo, sururu, camarão e peixes, e a cultura é marcada por manifestações tradicionais, como o samba de coco, preservado pela comunidade ribeirinha.

Verão Sergipe 2026

O Verão Sergipe é realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), com apoio do Governo Federal e da Energisa, e patrocínio do Banese Card, Iguá Sergipe e da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). O evento leva à capital e ao interior uma programação cultural e de estímulo à prática esportiva, fomentando o turismo, o desenvolvimento econômico e a geração de renda.

Confira a programação musical  do Verão Sergipe na Caueira:

Domingo (15/02)

21h – Xica A Banda

23h – Patusco

1h – Unha Pintada

3h – Guig Ghetto

Segunda (16/02)

21h – Anderson O Garotinho

23h – Vina Calmon

1h – Pagod’art

3h – Art Mania

Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Um cofo de perguntas

  Por Luiz  Thadeu Nunes e Silva (*)   omingo, 01 de fevereiro. Vejo na…

53 minutos atrás

Sergipanos ganham mais e têm uma das menores inadimplências do país

Os trabalhadores sergipanos estão ganhando mais e ficando menos endividados. Dados do Novo Cadastro Geral…

54 minutos atrás

A inteligência natural de Marcos Gentil

Por Léo Mittaraquis (*)   "Onde está, então, a tua inteligência? No governo de si…

3 horas atrás

Governo de Sergipe amplia frota intermunicipal para o Carnaval

  O Carnaval se aproxima e, em razão do feriado, o fluxo de pessoas se…

7 horas atrás

Prefeitura de Aracaju decreta ponto facultativo para os dias de carnaval

A Prefeitura de Aracaju decretou ponto facultativo nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro,…

8 horas atrás

Banco do Nordeste movimenta R$ 40 milhões no Sealba Show

  Produtores rurais assinaram R$ 40,3 milhões em contratos com o Banco do Nordeste (BNB)…

1 dia atrás