Marketing Descomplicado

3 passos para garantir que os clientes lembrem da sua marca

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Cleomir Santos (*)

Certo dia, participei de um evento sobre marketing digital realizado pelo Sebrae em 2019, e um dos palestrantes – professor de publicidade e propaganda – estava falando sobre os princípios e fundamentos do marketing.

Durante a palestra, de forma metódica, esse professor caminhava lentamente de um lado para o outro do espaço, muitas vezes olhando diretamente para o público presente enquanto falava, como se estivesse verificando se todos estavam prestando atenção ao tema.

A maioria das pessoas – inclusive eu – foi cativada pela palestra. Estávamos totalmente engajados, enquanto o ele mostrava as diferenças entre a publicidade comercial e a institucional.

No entanto, em um certo momento durante a palestra, parou de falar e andar para focar sua atenção na única pessoa que não lhe deu total atenção. Provavelmente devido ao fato de que essa pessoa não largava o celular (como sou muito observador, já tinha percebido isso antes mesmo do professor parar).

Dessa forma, o professor passou a olhar diretamente para a pessoa como se estivesse tentando olhar através dela – e perguntou-lhe se poderia lembrar do último tópico que ele tinha acabado de explicar antes de sua parada. A sala onde estávamos ficou mais silenciosa do que antes.

A pessoa, com um olhar chocado (provavelmente por constrangimento), parou por cerca de oito segundos e disse: ‘Sendo sincero, não me lembro. Você pode repetir? ’

A resposta do professor ao seu pedido é algo que ficou guardado comigo até os dias atuais. Sua resposta não só ajudou a cultivar a forma como abordo meus projetos junto aos clientes da minha marca Me Ajuda Cleo como também ajudou em outras facetas da minha vida.

O professor disse ao aluno: “As pessoas se lembram de coisas que importam para elas.”

Essas palavras lúcidas foram tão profundas para mim, faziam todo o sentido. Elas também serviram para o prosseguimento da palestra (não tenho certeza se ele fez isso propositalmente, mas com certeza valeu a pena).

Ele então passou a nos dar uma lição sobre os dois principais objetivos do marketing, que são: conscientização da marca e recall de marca.

Primeiramente, um anúncio tem que alcançar a conscientização da marca, deixando claro para o público de que ela existe.

Em seguida, ele tem que conseguir o recall da marca para que o público se lembre dele, e que eles possam tomar uma ação sempre que quiserem ou precisarem. Ou para simplesmente lembrar quem entregou a mensagem e por quê.

Embora existam muitas táticas que podem ser executadas para alcançar a consciência da marca, aqui estão os três passos mais importantes a serem dados para garantir que após a criação da conscientização da marca, os consumidores se recordem dela no momento de querer algo ou da necessidade de alguma coisa. O que começa certificando-se de que sua marca importa para eles.

 

Tudo começa pelo emocional

A razão pela qual me lembro melhor dos detalhes dessa palestra em particular do que muitas das outras desse evento é porque o momento foi tocante e, sem dúvidas, impactou emocionalmente outras pessoas.

O primeiro passo para garantir que os clientes lembrem da sua marca é tocar nas emoções deles.

Pense nisso, quando você está andando pelo corredor de uma mercearia e você vê a marca de um refrigerante de cola genérico ao lado da Coca-Cola, você não tem mais apego emocional à Coca-Cola?

Isso porque durante toda a sua vida, você viu uma grande quantidade de anúncios da Coca-Cola. E nesses anúncios, eles entregavam mensagens que te faziam sorrir, melhorando seu humor, ou causavam uma reflexão, o que o coloca em estado pensativo durante alguns minutos do seu dia.

Você provavelmente não tem absolutamente nenhum apego à cola genérica porque é mais um produto do que uma marca.

Tenho mais um exemplo do poder da emoção. Pense na sua música favorita, não importa o tempo. Tenho certeza de que a coisa que faz dessa música sua favorita é porque ela te toca emocionalmente. Algo sobre a letra da música ou um momento da sua vida, ressoou com você em um nível mais profundo.

Dessa forma, a maneira de garantir que sua marca toque emocionalmente as pessoas é conhecendo seu público. Quem são eles? Quem eles querem se tornar? O que eles amam? O que eles temem?

Então, certifique-se de que as mensagens de marketing da sua marca abordam essas quatro perguntas.

Ao fazer isso, sua marca promoverá uma relação emocional com seu público e você construirá uma conexão com eles em um nível mais profundo. O que significa que para eles sua marca é importante.

 

Conecte seu produto/serviço a uma categoria

Como foi dito acima, os dois principais objetivos de um anúncio são alcançar a conscientização da marca e o recall.

Um deles é muito mais difícil de alcançar do que o outro, o recall de marca. Isso porque é mais fácil chamar a atenção para uma marca do que manter a retenção de sua existência devido à alta competitividade na categoria de produtos ou serviços que sua marca fornece.

Dessa forma, o segundo passo para garantir que os consumidores lembrem da sua marca é conectá-la à sua categoria. Na verdade, acredito que um dos erros fatais que prejudicam campanhas de marketing é não conectar uma marca ou produto /serviço à sua categoria.

Na publicidade, algumas empresas enfatizam que cada campanha publicitária se concentra no T-C-B. O que significa Target (Alvo), Categorie (Categoria) e Benefit (Benefício).

Se você conhece seu público-alvo, e pode conectar sua marca à sua categoria, então, comunique seu benefício para o seu público em um anúncio – ele terá uma chance muito boa de ser memorável para os consumidores.

 

A repetição leva à retenção

Por fim, o terceiro passo mais importante para garantir que os consumidores lembrem da sua marca é o mais simples: seja repetitivo.

Repita o nome da sua marca em anúncios, jingles e todos os seus lançamentos que envolvam relações públicas.

Além disso, não deixe de mostrar o produto várias vezes na tela em anúncios de televisão ou mídia social. E certifique-se de que todos os anúncios impressos da sua marca mostrem o produto e o logotipo da sua marca na frente e no centro para que todos possam vê-los claramente.

Quanto mais vemos ou ouvimos coisas com frequência, maior a probabilidade de nos lembrarmos delas (como a letra da sua música favorita).

Conclusão

Seja publicidade comercial, institucional, marketing nas mídias sociais, marketing de conteúdo ou qualquer outra estratégia de marketing que você possa imaginar, o objetivo final é garantir que sua marca esteja na lembrança sempre que as pessoas estiverem com uma necessidade ou interessadas em um dos produtos ou serviços que sua marca oferece.

No entanto, se suas estratégias de marketing se concentrarem em tocar emocionalmente os consumidores, conectar sua marca à uma categoria, e, repetidamente, apresentar o nome dela e seus produtos em cada ponto de contato das suas ações de marketing, sua marca, então, importará para os consumidores. Logo, será lembrada.

Você pode opinar sobre esse tema, ou sugerir quais assuntos que deveríamos abordar aqui na coluna ‘Marketing Descomplicado’.

Um forte abraço!

 

(*) Consultor de Marketing Digital e idealizador do Me Ajuda Cleo, natural da cidade de Aracaju – Sergipe, amante da música, de um bom café, daquela reunião com boas companhias e apaixonado por belezas naturais e pela vida.

** Esse texto é de responsabilidade exclusiva do autor.  Não reflete, necessariamente, a opinião do Só Sergipe.

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Cleomir Santos

(*) Consultor de Marketing Digital , idealizador do Me Ajuda Cleo – Soluções em marketing digital e proprietário da C3 Viagens, natural da cidade de Aracaju – Sergipe, amante da música, de um bom café, daquela reunião com boas companhias e apaixonado por belezas naturais e pela vida.

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