Categorias: Cidades

Workshop apresenta potencial técnico e laboratorial existente em Sergipe

Compartilhe:

Na terça-feira, 15, aconteceu o Workshop Energia: Ciência e Tecnologia em Sergipe, realizado pelo Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), vinculado à Universidade Tiradentes (Unit). O evento é uma parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec) e o Sergipe Oil & Gas, que acontece nesta quarta e quinta, 16 e 17. O workshop teve como objetivo principal levar a comunidade ligada à área de energia, petróleo e gás em Sergipe a conhecer o suporte técnico, tecnológico e científico disponível a partir da instituição de ensino superior.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, destacou como primordial a parceria entre a Sedetec e o ITP, por juntos poderem enaltecer a área da ciência e da tecnologia. “Sergipe só tem a ganhar com ações como essas, que promovem discussões valorosas para o crescimento do Estado”, elogiou Valmor.

De acordo com o diretor-presidente do ITP, Paulo do Eirado, o foco da instituição é apresentar aos empresários e à Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) toda a estrutura, para que tomem conhecimento de todos os investimentos e suporte existentes no local.

Nosso desejo é nos tornarmos referência na área de petróleo, gás e energias não só no Nordeste, como em todo o país. Temos estudos avançadíssimos nessas áreas e alguns laboratórios super equipados em nível até internacional, então a nossa intenção é ampliar isso e dar mais visibilidade a esse trabalho, que já é executado aqui há 25 anos”, explica Eirado.

O instituto conta com diversos laboratórios avançados, entre eles o Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc); o Laboratório de Eletroquímica e Nanotecnologia (LEN); o Laboratório de Cromatografia Gasosa Bidimensional (LabCrom), o Laboratório de Síntese de Materiais e Cromatografia (Lsincrom); e o Laboratório de Prevenção e Controle de Incrustação (LPCI).

Objetivo principal do evento: levar a comunidade a conhecer o suporte técnico, tecnológico e científico disponível a partir da instituição de ensino superior

A diretora na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Simone Araújo, participou do workshop e conheceu as estruturas do ITP. Na oportunidade, ela falou sobre o mecanismo de fomento à pesquisa e desenvolvimento (P&D), incluído pela agência nos contratos de concessão para exploração e produção de petróleo e gás natural.  A cláusula determina que os concessionários invistam em P&D o valor equivalente a 1% da receita bruta gerada pelos campos de grande rentabilidade ou com grande volume de produção.

“Eu acredito muito que um dos maiores ativos que temos é essa cláusula, pois ela é, de fato, a devolução à sociedade dos lucros do óleo e gás. É mais concreto e palpável o investimento em recursos humanos. Então fico muito feliz em ver esse trabalho e fiz questão de vir aqui hoje, pois acredito que educação é transformadora”, disse a diretora da ANP.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

“Decisão do Governo Federal contra a desoneração da folha de pagamentos é um retrocesso”, diz Setransp

Uma decisão do Governo Federal que consiste em judicializar a prorrogação até 2027 da desoneração…

13 horas atrás

Instagram em 2024: Desvendando as Mudanças Algorítmicas e Dominando o Novo Cenário

Por Cleomir, Consultor de Marketing Digital (*)   Instagram, plataforma que conecta mais de 2…

16 horas atrás

Desemprego de jovens negras é 3 vezes superior ao dos homens brancos

Em 2023, as jovens mulheres negras de 18 a 29 anos tiveram uma taxa de…

18 horas atrás

Morre o músico Valtinho do Acordeon

A música sergipana está de luto: vítima de um Acidente Vascular Cerebral, morreu o músico…

18 horas atrás

Caminhão interativo da Energisa visita municípios sergipanos

O caminhão do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Energisa percorrerá quatro municípios neste mês…

19 horas atrás

Cartórios de Notas de Sergipe totalizam 45 solicitações de doações de órgãos em 30 dias

Passados 30 dias do lançamento da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), disponibilizada pelos…

2 dias atrás