Análise realizada com base nos dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE Foto: Só Sergipe
Análise realizada pelo Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), com base nos dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE, apontou que as vendas do comércio varejista ampliado sergipano, em outubro de 2022, assinalaram redução de 1,4%, em relação ao mês imediatamente anterior (setembro/2022), na série com ajuste sazonal (método que uniformiza os períodos de comparação). No comparativo com outubro de 2021, observou-se decréscimo de 6,6%.
As vendas e a receita nominal do comércio varejista ampliado abrangem as atividades do varejo restrito, as vendas de material de construção e o comércio de veículos, motos, partes e peças.
Em relação à receita nominal do comércio ampliado, verificou-se retração de 1,5%, na comparação com o mês antecedente, setembro último, na série ajustada. Já na comparação com outubro de 2021, registrou-se aumento de 1,4%.
As vendas do comércio restrito diminuíram 0,5% na comparação com o mês anterior, setembro último, na série com ajuste sazonal. Já a receita nominal do comércio varejista restrito assinalou decréscimo de 0,7% na mesma comparação.
No comparativo com outubro de 2021, as vendas do comércio restrito aumentaram 5,3%, enquanto a receita nominal registrou crescimento de 10,5%.
Por Luciano Correia (*) ossa classe média é a melhor encarnação daquele ditado…
O reajuste do salário mínimo para R$ 1.621, a partir de 1º de janeiro de…
Por Claudefranklin Monteiro (*) u o conheci em Lagarto, numa das apresentações do…
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou ontem, 23, que o ano de…
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) intensificou neste final de ano o trabalho…
O cuidado diário no controle da glicemia ganhou um novo aliado para usuários da…