Análise realizada pelo Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), com base nos dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), indicou que as vendas totais de combustíveis em Sergipe, em janeiro de 2022, totalizaram 60,1 milhões de litros, assinalando uma redução de 7,4% quando comparado a janeiro de 2021. Em relação ao mês imediatamente anterior (dezembro/2021), as vendas reduziram 13,3%.
As vendas totais de combustíveis – objeto da análise – englobam as vendas, em litros, de gasolina, etanol hidratado, óleo diesel e querosene de aviação.
No mês analisado, observou-se que foram vendidos aproximadamente 28,7 milhões de litros de gasolina. Em termos relativos, esse destilado do petróleo registrou uma queda de 10,0% nas vendas em relação a janeiro de 2021. Já em relação ao mês de dezembro último, verificou-se um decréscimo de 18,2%.
No tocante ao óleo diesel, foram comercializados 26,3 milhões de litros. Em termos comparativos, verificou-se uma redução de 10,5%, em relação ao mês imediatamente anterior (dezembro/2021). Já na comparação com janeiro de 2021, observou-se decréscimo de 2,1%.
Para o etanol hidratado, notou-se redução de 23,5% nas vendas em comparação com janeiro de 2021. Já em relação ao mês de dezembro, observou-se crescimento de 7,4%. Em termos de volume, as vendas somaram 3,4 milhões de litros, no mês analisado.
O querosene de aviação, combustível utilizado pelas aeronaves, totalizou de 1,7 milhão de litros em vendas, assinalando uma redução de 1,1%, em relação ao mês imediatamente anterior (dezembro/2021). Já no confronto com janeiro de 2021, registrou decréscimo de 1,6%.
Fonte e gráfico: UNICOM
Por Antônio Carlos Garcia (*) Universidade Estadual de Sergipe (Unese) estará institucionalmente disponível…
Por Rivaldo Frias dos Santos (*) imbolismo na Maçonaria são alegorias e metáforas…
Por Luiz Thadeu Nunes (*) o derradeiro dia do ano, fui à padaria…
Após mais de 25 anos de negociações, o acordo comercial entre Mercosul e União…
A cesta básica em Aracaju fechou dezembro de 2025 com custo médio de R$ 539,49,…
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) ntes que eu seja taxado de esquerdopata,…