Vista da cidade de Propriá que está em situação de emergência por causa da seca Foto: Semarh
O Ministério da Integração Nacional reconheceu hoje, 20, a situação de emergência em três municípios sergipanos em virtude da seca: Cedro de São João, Propriá e Telha. Isso vai permitir que as cidades solicitem apoio do Governo Federal para ações emergenciais de enfrentamento ao período de escassez de água. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Além de viabilizar o acesso aos programas de fornecimento de água tratada, como a Operação Carro-Pipa Federal, o reconhecimento da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec/MI) também permite que os municípios tenham direito a outros benefícios. Dentre eles, a renegociação de dívidas no setor de agricultura junto ao Banco do Brasil, a aquisição de cestas básicas com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e o apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) para a retomada da atividade econômica nas regiões afetadas.
A situação de emergência também foi reconhecida nos municípios da Bahia ( Feira de Santana, Paratinga, Saúde e Utinga); Espírito Santo (Fundão e Mimoso do Sul); Maranhão (Timon); Minas Gerais (Engenheiro Navarro e Vargem Grande do Rio Pardo); Tocantins (Paranã).
Por Diego da Costa (*) uando falamos em comunicação assertiva no Brasil, poucos…
Furto de energia é crime previsto em lei e traz prejuízos para a população com…
A prefeita Emília Corrêa assinou nesta segunda-feira, 28, o termo de intenções para a…
Por Emerson Sousa (*) pobreza, ao lado da fome e da desigualdade econômica,…
A cidade de Lagarto foi palco, na última sexta-feira, 25, da 46ª edição do…
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e…