Cidades

Terra volta a tremer em Malhador

Compartilhe:

O município de Malhador teve um novo tremor de terra, às 3h07 da manhã de hoje, 23, de magnitude de 1.3 e durou poucos segundos. O abalo foi detectado pelo Laboratório Sismológico do Rio Grande do Norte (Lab\Sis), que monitora toda a região Nordeste, confirmou  ao SÓ SERGIPE, com exclusividade, o engenheiro elétrico da instituição André Tavares da Silva.

André explicou que ainda estão sendo feitos estudos sobre o tremor de hoje, por isso o grau de magnitude poderá ser alterado. “O limiar de percepção de um tremor é de magnitude 1.5. Se estiver abaixo disso é registrado, mas a população não percebe”, afirmou André. Para completar, o horário em que ocorreu foi muito cedo, e muita gente devia estar dormindo.

Possibilidade – De 2018 até agora, o Lab\Sis registrou 23 eventos em Sergipe. No dia 26 de maio de 2017, em Gararu, houve um tremor de magnitude 2.7. Já em 2018, todos ocorreram em Malhador, a exemplo do registrado em 10 de julho, de magnitude 2, outro em 9 de janeiro deste ano, de magnitude que oscilou entre 2.7 a 3.2, além dos dois registrados no último sábado, 19.

Diante desse quadro, os estudiosos em tremores do Lab\Sis poderão ir a Malhador para um estudo mais detalhado. “Estamos vendo essa possibilidade de fazermos um estudo em Sergipe, mas não há nada confirmado ainda”, disse André Tavares.

Ele afirma que não se tem uma reposta pronta para explicar o que vem ocorrendo na cidade, “mas a possibilidade é que rochas estejam se acomodando. E não se consegue prever quando vai ocorrer novamente”, ressaltou.

Tavares entende que esses tremores sucessivos assustam a população. “Uma coisa é um tremor acontecer num dia e voltar a ocorrer daqui a 10 anos. O outro lado é sempre ter um ou dois tremores na semana. Naturalmente, todos ficam assustados”, frisou.

Sem ter como prevê-los, o ideal é que a Defesa Civil da cidade esteja atenta para avaliar as rachaduras nas construções, caso elas apareçam.

Compartilhe:
Antônio Carlos Garcia

CEO do Só Sergipe

Posts Recentes

Novo salário mínimo amplia renda, aquece consumo e reforça peso do Nordeste e Sergipe

O reajuste do salário mínimo para R$ 1.621, a partir de 1º de janeiro de…

5 horas atrás

Para Aroldo Macêdo

Por Claudefranklin Monteiro (*)   Eu o conheci em Lagarto, numa das apresentações do Trio…

7 horas atrás

Consumidor pagará menos na conta de luz em janeiro

  A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou ontem, 23, que o ano de…

2 dias atrás

Secretaria da Fazenda intensifica fiscalizações em rodovias sergipanas

  A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) intensificou neste final de ano o trabalho…

2 dias atrás

Pacientes com diabetes tipo 1 aprovam novo monitoramento de glicemia da Prefeitura de Aracaju

  O cuidado diário no controle da glicemia ganhou um novo aliado para usuários da…

2 dias atrás

Portaria do secretário de Educação é ilegal porque não revoga lei federal

  Por  Valtênio Paes de Oliveira (*)   ualquer argumentador legislativo sabe que norma legal…

3 dias atrás