Negócios

Sergipe terá que qualificar 63 mil trabalhadores, alerta Senai

Compartilhe:

O Estado de Sergipe terá de qualificar 63.183 trabalhadores em ocupações industriais nos níveis superior, técnico, qualificação e aperfeiçoamento entre 2019 e 2023. Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) divulgado hoje, 30. Flávio Augusto Lima Ribeiro, instrutor responsável pelas áreas técnicas do Senai no estado, avalia que os novos desafios do setor industrial exigirão profissionais cada vez mais qualificados.

“Considero que a educação profissional é fundamental para a formação da mão de obra qualificada com um novo perfil profissional, que atenda às necessidades de uma indústria focada em inovação, competitividade e produtividade”, aponta.

Para suprir a defasagem entre o número de vagas e o de técnicos na indústria, Ribeiro lembra que somente a formação e o aperfeiçoamento de profissionais vão modificar essa realidade. “Isso serve para que a indústria possa se tornar competitiva no cenário atual, adotando medidas de redução de custo, aumentando a produtividade e produzindo com qualidade”, completa.

Demanda

Na lista das áreas com maior demanda de técnicos, a metalmecânica vai precisar de 1.193 profissionais até 2023. O setor é visto como estratégico para a indústria, já que quase todas as outras áreas do setor produtivo dependem dela. As indústrias desse segmento transformam metais nos mais diversos tipos de produtos, como máquinas e tubulações.

Para o diretor-executivo de Tecnologia da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), João Alfredo Delgado, a educação profissional pode ser a diferença nesse novo mercado da Indústria 4.0. “A educação profissional é a solução. Quando a gente fala de vagas nas empresas que não estão sendo preenchidas, normalmente é que a pessoa não atende os skills, ou seja, não tem o perfil que está sendo procurado”, alerta Delgado.

Além de metalmecânica, as áreas que mais vão demandar a capacitação de profissionais com formação técnica em Sergipe são transversais; energia e telecomunicações; informática; e construção. São chamados de profissionais com qualificação transversal aqueles que trabalham em qualquer segmento, como técnicos em eletrotécnica e técnicos de controle da produção.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Receita paga nesta quarta-feira lote da malha fina do IR

  Cerca de 280 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências…

4 horas atrás

A grandeza de Ratinho como comunicador e líder

  Por Diego da Costa (*)   uando falamos em comunicação assertiva no Brasil, poucos…

8 horas atrás

Furto de energia pode causar acidentes e impactar fornecimento de energia

Furto de energia é crime previsto em lei e traz prejuízos para a população com…

22 horas atrás

Aracaju vai sediar, em outubro, o Campus Party Weekend

  A prefeita Emília Corrêa assinou nesta segunda-feira, 28, o termo de intenções para a…

1 dia atrás

O PT governa melhor o Brasil: as evidências do Combate à Pobreza

  Por Emerson Sousa (*)   pobreza, ao lado da fome e da desigualdade econômica,…

1 dia atrás

Moradores de Lagarto aprovam serviços da 46ª edição do ‘Sergipe é aqui’

  A cidade de Lagarto foi palco, na última sexta-feira, 25, da 46ª edição do…

2 dias atrás