Negócios

Sergas estuda projetos de biogás, biometano e hidrogênio no Paraná

Compartilhe:

Com o objetivo de conhecer novas opções de energias renováveis como por exemplo, o biogás, biometano e o hidrogênio, aumentando assim as opções do portfólio de supridores de gás para a distribuidora sergipana, o presidente da Sergas, José Matos, visitou entre os dias 15 e 19 de maio, o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), além de vários outros projetos de biogás e biometano na região.

Durante a visita, Matos foi recebido pelo pelo diretor de desenvolvimento tecnológico do CIBiogás, Felipe Marques, que fez uma explanação sobre o que é o Centro e a origem do órgão, conduzindo uma visita ao Centro de Gestão Energética (GE) do PTI-BR,  que atua há mais de 10 anos no desenvolvimento de projetos P&D+I aplicados a sistemas energéticos. Entre as competências e expertises do GE estão em destaque os trabalhos relacionados aos temas de geração distribuída e microrredes; sistemas de armazenamento de energia por baterias; hidrogênio verde; eficiência energética; serviços especializados de engenharia a empresas que buscam soluções no cenário de transição energética e o desenvolvimento de soluções customizadas para o setor de energia.

A infraestrutura do centro é formada pela planta de produção de hidrogênio; laboratório de simulação de sistemas elétricos em tempo real; laboratório para fabricação e testes de células de bateria; laboratórios de ensaios eletroquímicos de baterias de diferentes tecnologias e laboratórios de prototipagem mecânica e elétrica. Já a equipe técnica é formada por engenheiros, pesquisadores e técnicos.

José Matos apontou, durante a visita, que o presente e o futuro do gás natural deverão ser uma junção de moléculas de gás de origens diversas e com menor potencial poluente. “Estivemos na sede do CIBiogás no sentido de, cada vez mais, adquirir conhecimento sobre o biogás e sua conversão em biometano. Visitamos ainda a planta de produção de hidrogênio que fica localizada no Parque Tecnológico de Itaipu, um projeto inovador e bastante ambicioso”, explicou.

O presidente da Sergas destacou ainda que a ideia é conseguir a transferência de tecnologia e implantação do sistema de produção de biogás e biometano instalando em região-polo do interior de Sergipe, o que será um grande passo para a interiorização e distribuição do gás natural. Isso atinge uma das premissas da concessão que é a modacidade tarifária. Produziríamos o biometano na própria região e a partir desse ponto, distribuiríamos para as regiões circunvizinhas. Estamos estudando todas as possibilidades para colocar Sergipe nesse cenário?, completou Matos.

Sobre os projetos

O Parque Tecnológico Itaipu-Brasil (PTI-BR) atua há quase 20 anos no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor de energia. Por meio de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, o PTI-BR colabora com empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica a lidarem com os desafios em temas relacionados à transição energética, descarbonização, energias renováveis, ESG (em português, ASG Ambiental, Social e Governança), digitalização, diversificação, descentralização e segurança energética.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

“Decisão do Governo Federal contra a desoneração da folha de pagamentos é um retrocesso”, diz Setransp

Uma decisão do Governo Federal que consiste em judicializar a prorrogação até 2027 da desoneração…

8 horas atrás

Instagram em 2024: Desvendando as Mudanças Algorítmicas e Dominando o Novo Cenário

Por Cleomir, Consultor de Marketing Digital (*)   Instagram, plataforma que conecta mais de 2…

11 horas atrás

Desemprego de jovens negras é 3 vezes superior ao dos homens brancos

Em 2023, as jovens mulheres negras de 18 a 29 anos tiveram uma taxa de…

14 horas atrás

Morre o músico Valtinho do Acordeon

A música sergipana está de luto: vítima de um Acidente Vascular Cerebral, morreu o músico…

14 horas atrás

Caminhão interativo da Energisa visita municípios sergipanos

O caminhão do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Energisa percorrerá quatro municípios neste mês…

14 horas atrás

Cartórios de Notas de Sergipe totalizam 45 solicitações de doações de órgãos em 30 dias

Passados 30 dias do lançamento da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), disponibilizada pelos…

2 dias atrás