Cidades

‘Segundona do Turista’ é esquenta para os festejos juninos 2024

Compartilhe:

 

A ‘Segundona do Turista’, promovida pelo Governo de Sergipe, mantém as tradições juninas vivas durante o ano inteiro no estado. Até dezembro, as segundas-feiras em Aracaju serão feitas de puro forró. Nos meses que antecedem os festejos juninos, a iniciativa que atrai visitantes e turistas para a Rua São João, no Bairro Industrial, se tornou uma espécie de ‘esquenta’ antes dos 60 dias de muita festa no Arraiá do Povo e na Vila do Forró, na Orla da Atalaia, na capital sergipana.

Em 2023, os amantes do mais genuíno ritmo nordestino ganharam de presente o retorno de eventos em uma das mais tradicionais ruas de Aracaju. Assim, a ‘Segundona do Turista’ resgatou a alegria e a efervescência da Rua São João ao promover apresentações de quadrilhas juninas, enaltecendo a cultura nordestina, além de shows de bandas e de artistas locais.

A programação 2024 está ainda mais eclética e diversificada do que no ano anterior. Na última segunda-feira, 29 de abril, por exemplo, houve a apresentação da quadrilha junina Unidos em Asa Branca, de Aracaju, que empolgou os espectadores ao redor do palco. Além de música e dança, o público pode contar com barracas de comidas típicas e artesanato. É uma pequena amostra dos encantos artísticos e culturais de Sergipe.

Rua São João fica lotada às segundas-feiras com apresentações para os amantes do forró;  e além de música e dança, o público pode contar com barracas de comidas típicas e de artesanato

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, considera que a retomada das atividades na Rua São João, após o hiato de alguns anos, foi uma ação bastante assertiva do governo. Segundo ele, além de resgatar parte da cultura sergipana, a iniciativa criou uma alternativa cheia de regionalidade para atrair turistas.

“Muita gente vem a Sergipe em busca das belezas naturais, mas, também, deseja conhecer nossa cultura. Então, a ‘Segundona do Turista’ resgata as tradições juninas e apresenta um espetáculo semanal em plena segunda-feira. E isso será até o final do ano. Como estamos há menos de um mês de começar os festejos juninos, essa festa na Rua São João, que tem excelente programação, é uma prévia do que espera os turistas no Arraiá do Povo e na Vila do Forró”, avalia o secretário.

Aproveitando a festa

Os venezuelanos Hugo Ramom e Luis Reina, tio e sobrinho, foram à ‘Segundona do Turista’ a convite da sergipana Eliana Coelho

O venezuelano Hugo Ramon, que é motorista em Caracas, está em Sergipe pela primeira vez. Com apenas dois dias em Aracaju, a experiência inicial em terras sergipanas foi exatamente na Rua São João. Na última segunda-feira, 29 de abril, ele foi ao espaço a convite do sobrinho, o também venezuelano Luis Reina, casado com a sergipana Eliana Coelho, uma amante do forró e ex-quadrilheira. “Estou gostando muito daqui, de toda a gente, da música, do baile. Já havia escutado antes que ‘Sergipe é o país do forró’. A música é muito boa. Foi uma surpresa boa”, disse Hugo Ramon.

Eliana Coelho comenta que foi à ‘Segundona do Turista’ para matar um pouco da saudade de quando participava de quadrilhas juninas. “Sempre vim à Rua São João e, agora, com esse projeto de ter forró e quadrilhas se apresentando todas as segundas-feiras, como é que eu posso perder? Está tudo maravilhoso e, por isso, tinha que trazer o tio do meu marido para conhecer o que Sergipe tem de melhor”, afirmou.

Os amigos Elisa Campos, Rommel Dias e Miris Santos, que moram na capital, também aproveitaram toda a sergipanidade da ‘Segundona do Turista’ no dia 29 de abril. Além de animados, eles se mostraram encantados com o evento e elogiaram bastante a iniciativa do Governo de Sergipe em criar um atrativo turístico naquele local.

Para a jornalista pernambucana Elisa Campos, que mora em Aracaju há 13 anos, a proposta é sensacional. Destaque-se que é a primeira vez que ela participa. “Uma das coisas que sempre critiquei era a falta de eventos para fortalecer o turismo daqui. Sergipe é muito rico em cultura e nós somos nordestinos. Então, quando vem a proposta da ‘Segundona do Turista’ até o fim do ano, mais os dias que vamos ter de São João, é maravilhoso para fortalecer o turismo e o comércio. Deixa todo mundo mais animado, porque há algo para fazer na segunda. Isso é sensacional!”, afirmou.

Os venezuelanos Hugo Ramom e Luis Reina, tio e sobrinho, foram à ‘Segundona do Turista’ a convite da sergipana Eliana Coelho

Já o fisioterapeuta Rommel Dias comentou que a ‘Segundona do Turista’ é uma espécie de spoiler do São João. Para ele, essas segundas-feiras vêm para agregar à cultura do estado e para incrementar as noites de Aracaju em um dia da semana de pouco movimento. “É bastante legal, porque tem muita cultura, muita coisa boa, muito entretenimento, bons encontros. É muito difícil alguns programas aqui durante a segunda-feira. Ter a ‘Segundona’ para movimentar Aracaju é bem gostoso”, ressaltou.

A estudante do curso Técnico em Química, Miris Santos, de Aracaju, frequenta a Rua São João desde criança. Ela salientou que, em 2023, participou algumas vezes da ‘Segundona’. “Este ano, estou amando, porque deu mais tempo. Começou logo depois do Carnaval e vai até o fim do ano. Isso é maravilhoso, porque fomenta a cultura sergipana e vai trazer mais turistas. Ótimo para alguém que esteja de férias e queira aproveitar o que está acontecendo em Aracaju”, opinou. E quanto aos festejos juninos, a jovem se mostrou empolgadíssima. “Ave Maria! Sou forrozeira. Então, para mim, ter 60 dias de forró é maravilhoso”, confessou.

 

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Ayslan Monteiro lança o romance “Te Vejo na Final”

  O escritor sergipano Ayslan Monteiro acaba de desembarcar em Aracaju para apresentar ao público…

15 horas atrás

Produção de queijo em Sergipe alcança novo patamar com Selo de Inspeção Estadual

Sergipe registrou o aumento da produção e a qualificação das queijarias. No ano de 2023,…

17 horas atrás

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Os bancos começam a oferecer, a partir desta segunda-feira (13), uma alternativa para renegociação de…

17 horas atrás

O velho professor

  Por Manuel Luiz Figueiroa (*)   critério de escolha do curso na hora do…

2 dias atrás

Comer e beber bem com Marcel Proust

  Por Léo Mittaraquis (*)   “Para Proust, o ato de recordar é uma forma…

3 dias atrás

O Riacho do Navio e a revolta das águas

Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   e tempos em tempos, e aqui não preciso…

4 dias atrás