Cidades

Sefaz prorroga prazo para MEI regularizar débitos e retornar ao Simples Nacional

Compartilhe:

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) oferece agora uma nova oportunidade para os mais de 900 microempreendedores individuais que foram excluídos do Simples Nacional. Esses empreendedores não formalizaram a solicitação de opção em janeiro, mas têm até 31 de março para solicitar o reenquadramento administrativo. Para isso, eles devem protocolar o requerimento no E-doc, desde que estejam regulares com a Sefaz em relação aos débitos de ICMS e às obrigações acessórias.

Além disso, a renegociação dos débitos pode ser feita facilmente no Portal de Autorregularização da Sefaz, disponível no site www.sefaz.se.gov.br. Basta informar o número da Inscrição Estadual e o CPF ou CNPJ do titular ou procurador. Os valores podem ser parcelados em até 12 vezes, com parcela mínima de R$ 350,25. Após o pagamento da primeira parcela, o contribuinte deve protocolar o pedido de reenquadramento por meio do E-doc.

Em relação às obrigações acessórias, como a entrega das declarações de faturamento dos exercícios anteriores, o MEI deve acessar o site www.gov.br/mei para cumprir o procedimento.

Vale lembrar que a exclusão do Simples Nacional acarreta a perda de várias vantagens importantes. O contribuinte perde a simplificação na apuração e recolhimento de tributos, a facilidade no atendimento da legislação tributária, previdenciária e trabalhista, e ainda a possibilidade de redução da carga tributária. “Essas vantagens são essenciais para o bom andamento das atividades”, explica o auditor fiscal da Sefaz, Cleverton Costa.

O Simples Nacional, criado pela Lei Complementar nº 123/2006, é um regime tributário voltado para micro e pequenas empresas, incluindo os microempreendedores individuais (MEIs). O regime visa simplificar a arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicáveis a essas categorias.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Entre o desejo e o sentido: reflexões de fim de ano

  Por Hernan Centurion (*)   final do ano geralmente nos conduz, como de costume,…

22 horas atrás

A pequena revolução das coisas banais

  Por Luciano Correia (*)   ossa classe média é a melhor encarnação daquele ditado…

2 dias atrás

Novo salário mínimo amplia renda, aquece consumo e reforça peso do Nordeste e Sergipe

O reajuste do salário mínimo para R$ 1.621, a partir de 1º de janeiro de…

3 dias atrás

Para Aroldo Macêdo

  Por Claudefranklin Monteiro (*)   u o conheci em Lagarto, numa das apresentações do…

3 dias atrás

Consumidor pagará menos na conta de luz em janeiro

  A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou ontem, 23, que o ano de…

5 dias atrás

Secretaria da Fazenda intensifica fiscalizações em rodovias sergipanas

  A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) intensificou neste final de ano o trabalho…

5 dias atrás