Outras palavras

São Carlo Acutis – calça lee, pé no chão, mundo novo

Compartilhe:

 

Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)

 

Sim, certamente foi uma profecia. Escrevia o então Papa São João Paulo II aos jovens no dia 31 de março de 1985, portanto, há 40 anos:

Precisamos de Santos modernos, Santos do século XXI com uma espiritualidade inserida em nosso tempo; (….) Precisamos de Santos que vivam no mundo se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo; Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem iPod” (…).

Essa passagem, embora contestada, em sua autenticidade, de alguma forma sua essência teológica está contida em documento oficial de autoria do mesmo Santo Padre, A Carta Apostólica Dileti Amici (Diletos Amigos), dirigida aos jovens daquele tempo e por ocasião do Ano Internacional da Juventude, do qual destaco a seguinte passagem:

“Em você reside a esperança, porque você pertence ao futuro, assim como o futuro pertence a você. A esperança está sempre ligada ao futuro (…) queridos jovens, o futuro pertence a vocês, assim como pertenceu à geração adulta e agora se tornou presente junto com ela. Os adultos são os principais responsáveis ​​por este presente em suas diversas formas e direções. Vocês carregam a responsabilidade por aquilo que um dia se tornará presente junto com vocês, e por aquilo que atualmente ainda é futuro”.

Um ano depois, em 1986, Padre Zezinho lança a opereta “Irmã Sol, Irmã Lua”, onde consta o sucesso “Cantiga por Francisco”, onde ele, na última estrofe, não deixou também de endossar a proferia de São João Paulo II, quando diz:

Hoje em dia, nos jovens que eu vejo
Irrequietos, num mundo infeliz
Eu renovo a esperança e o desejo
De topar com Francisco de Assis
Calça Lee, pé no chão, mundo novo
Mil ideias de renovação
Eles são consciência do povo
Queira Deus que eles cresçam irmãos

Aquela semente que o mesmo Padre Zezinho disse que Deus na Terra semeou, em 1974, na canção “A juventude é uma semente”, cresceu, prosperou e agora começa a dar seus primeiros e preciosos frutos, entre eles, Carlo Acutis, o primeiro santo da geração millennial (conhecida como Geração Y, correspondente ao grupo de pessoas nascidas aproximadamente entre 1981 e 1996). Jovem inglês, nascido em Londres, no dia 3 de maio de 1991, e canonizado pelo Papa Leão XIV no último dia 7 de setembro e cuja memória se celebra no dia 12 de outubro.

Criado na Itália, ficou mundialmente conhecido por fazer uso da tecnologia de nosso tempo para a causa da evangelização. Por isso, ficou conhecido, também, como o Padroeiro da Internet. De acordo com o portal do Vaticano…

 Ao longo de sua vida, Carlo demonstrou profunda devoção à Eucaristia. Participava da Missa todos os dias e fazia uma “comunhão espiritual” nos dias em que estava ocupado com os estudos. Frequentemente realizava pequenos sacrifícios em reparação pela falta de amor demonstrada a Jesus na Eucaristia e contava histórias sobre isso aos seus amigos. Suas palavras, “A Eucaristia são minha autoestrada para o céu”, tornaram-se famosas.

Acutis teve uma vida normal como qualquer jovem de hoje em dia, mas tendo esse especial amor pela Eucaristia e pelas coisas da Igreja Católica. O viço de sua vida foi interrompido em tenra idade, com apenas 15 anos, em 2006, vítima de complicações de uma forma agressiva de leucemia.

Carismático, seu legado, ainda que breve, deixou marcas profundas nestas primeiras décadas do XXI e no seio da Igreja, com destaque para o seu rápido processo de sua canonização, iniciado em 2008, com a aprovação e apoio do saudoso Papa Francisco. Não tardou para que os primeiros milagres a ele atribuídos fossem reconhecidos, entre eles, destaque para um ocorrido no Brasil, na Arquidiocese de Campo Grande (Brasil), em 2013, agraciado pelo menino Matheus Lins Vianna, que, com apenas 3 anos de idade, sofria de uma grave malformação congênita no pâncreas, do qual ficou plenamente curado pela intercessão do jovem Acutis.

Passados quatro décadas e 37 edições da Jornada Mundial da Juventude (a última, em 2023, em Lisboa/Portugal, e a próxima prevista para Seul, Coreia do Sul, em 2027), pode-se dizer, sem medo de errar, que a juventude católica tornou-se responsável pelo rejuvenescimento de uma instituição milenar, cada vez mais atenta aos extramuros do Vaticano, de olhos, ouvidos e coração abertos para as demandas do mundo, onde o sangue novo dos jovens tem feito toda a diferença.

 

Compartilhe:
Claudefranklin Monteiro

Professor doutor do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe.

Posts Recentes

Inscrições para o comércio na Vila do Natal Iluminado 2025 acontecerão na segunda-feira, 24

  Antes marcada para o dia 21 de novembro, data foi alterada devido ao ponto…

6 minutos atrás

Prefeitura de Aracaju divulga linhas e horários dos ônibus gratuitos e geladinhos para o Fasc 2025

  A Prefeitura de Aracaju divulgou os itinerários e horários das linhas especiais que estarão…

30 minutos atrás

“Minicurso Introdução à Fotografia de Turismo” acontece nos dias 25 e 26 de novembro na UFS

  Nos dias 25 e 26 de novembro, das 9h às 12h, será realizado o…

7 horas atrás

Sergas leva gás natural ao novo Hospital do Câncer de Sergipe

  A Sergipe Gás S/A (Sergas) estará presente em mais um importante marco para a…

8 horas atrás

Governo de Sergipe decreta ponto facultativo no dia 21 de novembro

O Governo do Estado de Sergipe publicou, nesta terça-feira, 18, o Decreto nº 1.300/2025, que estabelece…

8 horas atrás

SMTT divulga balanço semanal com 68 sinistros de trânsito em Aracaju

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), divulgou,…

8 horas atrás