Categorias: Cidades

Queimadas aumentam 173% em Sergipe

Compartilhe:

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) registrou, entre os meses de outubro e novembro deste ano, um aumento de 173% nos índices de ocorrências de incêndios em vegetação atendidas em todo o estado, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. De outubro a novembro de 2014, os bombeiros combateram 158 focos de queimadas, enquanto nos últimos dois meses de 2015 este número subiu para 431. O quantitativo de incêndios em vegetação ocorridos de janeiro a novembro de 2015 (980 casos) já ultrapassa em 59,3% o número de queimadas de todo o ano de 2014 (615 casos).

O aumento significativo dos índices de incêndio em área verde em Sergipe ocorre principalmente por conta das mudanças climáticas e aquecimento global. A temperatura tem aumentado a cada ano. De acordo com o assistente da Diretoria Operacional, tenente BM Valter Alves, o clima seco e o período de estiagem também favorecem o aumento do número de incêndios em vegetação. “Houve um crescimento considerável de queimadas, principalmente na zona de expansão de Aracaju e nas margens das BRs. Isso tem sobrecarregado as guarnições, que levam em média cerca de 50 minutos para combater cada incêndio, sob Sol forte e calor intenso”, destaca.

O diretor adjunto Operacional do CBMSE, tenente coronel BM Isaú Júnior, ressaltou a responsabilidade do homem nesse aumento desenfreado do número de incêndios em vegetação. “Isso acontece normalmente por ação humana, de forma acidental ou proposital. As pessoas ateiam fogo em lixo, por exemplo, o vento leva as chamas e o fogo se propaga. A maior incidência é no interior do estado, em que se faz limpeza de terreno e se perde o controle ou até mesmo no período de corte da cana-de-açúcar, em que pode ocorrer incêndio contínuo. É importante que haja conscientização para prevenirmos este tipo de ocorrência”, explica.

Segundo o Ibama, as queimadas e os incêndios florestais estão entre os principais problemas ambientais enfrentados no Brasil. Além de causar prejuízos econômicos e sociais, as queimadas poluem a atmosfera, acarretando aquecimento global e mudanças climáticas, acelerando os processos de desertificação e provocando a perda da biodiversidade. O Corpo de Bombeiros de Sergipe repassa algumas dicas para prevenir queimadas: não queimar lixo ou entulho em locais abertos ou em áreas com vegetação; não fazer queimada para limpar terrenos nem jogar pontas de cigarro, latas de metal ou garrafas de vidro nas margens das rodovias.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Presidente da FNP, Edvaldo se reunirá com Haddad, em Brasília, para tratar da desoneração da folha

O presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e prefeito de Aracaju, Edvaldo…

4 horas atrás

‘Segundona do Turista’ é esquenta para os festejos juninos 2024

  A ‘Segundona do Turista’, promovida pelo Governo de Sergipe, mantém as tradições juninas vivas…

5 horas atrás

Para além dos tintos – sobre “Vinho branco para leigos”, de Ed McCarthy e Mary Ewing-Mulligan

Por Léo Mittaraquis (*)   uando lançado no Brasil, em 1997, “Vinho Branco Para Leigos”…

9 horas atrás

Sementeira: reforma revitaliza equipamentos de esporte e lazer e aprimora estrutura do parque

  A reforma do Parque Governador Augusto Franco, conhecido como Parque da Sementeira, garante a…

1 dia atrás

Projeto Educação Empreendedora para aposentados e pensionistas da rede estadual está com inscrições abertas

  A palestra inaugural do Projeto Educação Empreendedora já tem data definida: dia 29 de…

1 dia atrás

Prefeito Edvaldo divulga programação do Forró Caju 2024: “festa de dimensão extraordinária”

O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou nesta sexta-feira, 3, a programação completa do Forró Caju 2024,…

1 dia atrás