Categorias: Cidades

Prefeitura de Aracaju se antecipa e traça estratégias preventivas para o período chuvoso

Compartilhe:

Preparar Aracaju para que enfrente o período chuvoso, previsto para iniciar no mês de março, com efetividade. Esta foi a pauta da reunião do Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura, coordenado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, nesta quinta-feira, 24. No encontro, em que foi apresentado o Plano de Contingência do município para 2022, o gestor da capital destacou os bons resultados alcançados nos anos anteriores, a partir de ações integradas entre as secretarias, mas destacou que, diante das situações adversas registradas em outras cidades do país, “é necessário que a cidade se antecipe, com medidas preventivas”.

“Nos últimos anos, avançamos muito do ponto de vista de desastres naturais em Aracaju, ocasionados por fortes chuvas. Com o fortalecimento da nossa Defesa Civil municipal e com esse trabalho integrado que temos realizado, conseguimos uma grande evolução e nos tornamos mais eficientes, mais preparados. Ainda assim, temos visto situações adversas do clima no país, a mais recente em Petrópolis, e, diante disso, precisamos nos antecipar. Como temos feito todos os anos, estamos nos preparando para as chuvas que começam a ocorrer na cidade a partir de março. Por isso essa reunião, já em fevereiro, para discutir o nosso Plano de Contingência”, destacou o prefeito.

Plano de Contingência

Ao apresentar o Plano de Contingência, o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado, ressaltou que o planejamento da capital possui respostas “muito boas, sobretudo durante as chuvas”. Ele enfatizou a importância da somação de esforços entre os órgãos públicos municipais para a dinâmica do trabalho e frisou que esta ação integrada é fundamental para os bons resultados obtidos.

O major também expôs os números registrados nos últimos três anos com relação às chuvas na capital. Segundo Silvio, foram registrados, em média, 1.800 mm de chuvas nos anos 2019, 2020 e 2021, um volume acima da média histórica que é de 1.300 mm. De acordo com ele, a previsão para este ano é que o município supere a média novamente, registrando 1.800 mm. “O período de chuvas mais intensas ocorre, geralmente, entre abril e julho, conforme levantamento que fizemos sobre as precipitações na cidade, nos últimos 90 anos”, completou.

Ações preventivas

Luiz Roberto Dantas, presidente da Emsurb

Durante a reunião, os secretários apontaram o que já vem sendo feito e o que está planejado nas ações relacionadas à prevenção das chuvas. O presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas, informou que, somente em 2022, o órgão já realizou 14 intervenções mecanizadas e 20 manuais nos canais da cidade. Ele enfatizou também que “hoje, toda a programação de limpeza dos canais segue um planejamento, não é feito de maneira aleatória, mas considerando a necessidade, condição de cada canal e outras características das localidades”. Ele acrescentou que as equipes se manterão de plantão no Carnaval, caso ocorram chuvas.

Da mesma forma, o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, relatou que a empresa tem realizado estudos sobre obras necessárias para a contenção de alagamentos e de problemas em determinadas regiões da cidade. Ferrari também citou o projeto de desassoreamento do Rio Poxim, para o fim dos alagamentos no bairro Jabotiana, para o qual a administração já busca financiamento junto ao banco do Brics.

Participaram da reunião os secretários Luiz Fernando Almeida (Defesa Social), Jeferson Passos (Fazenda), Sérgio Ferrari (Obras e Urbanização), Carlos Cauê (Comunicação), Renato Teles (Transporte e Trânsito), Evandro Galdino (Governo), Waneska Barboza (Saúde), Luiz Roberto Dantas (Serviços Urbanos), Cecília Leite (Educação), Simone Dantas (Assistência Social),  além do coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado, e do comandante da Guarda Municipal, subinspetor Fernando Mendonça.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Cartórios de Notas de Sergipe totalizam 45 solicitações de doações de órgãos em 30 dias

Passados 30 dias do lançamento da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), disponibilizada pelos…

14 horas atrás

Comentando a “Comunicação Não Violenta”

Por Valtênio Paes de Oliveira (*)   uma época em que a prática da violência…

14 horas atrás

Fundat oferta 1.500 vagas para oficinas online de qualificação profissional no mês de maio

  A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho…

16 horas atrás

Madonna, alegria despudorada

Por Luiz Thadeu Nunes (*)   rainha do pop levou para as areias de Copacabana,…

16 horas atrás

Aracaju se prepara para receber a 18ª edição do Brasil Sabor, o maior festival gastronômico do mundo

  Aracaju será palco da 18ª edição do Brasil Sabor, promovido pela Abrasel. O evento,…

1 dia atrás

Gaúchos que residem em Sergipe se mobilizam para ajudar conterrâneos

  Uma tragédia sem precedentes no Rio Grande Sul - com 83 mortes confirmadas, 111…

1 dia atrás