Categorias: Cidades

Prefeitura assume a gestão da Orla, Aruana e do Viral

Compartilhe:

A Prefeitura de Aracaju é, a partir de agora, a responsável pela gestão da Orla da Atalaia, praia da Aruana e Viral que, anteriormente, eram  geridas pela Secretaria de  Patrimônio da União (SPU). A transferência  foi oficializada hoje entre o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e a superintendente da SPU, Jovanka Leal. A transferência é um antigo pleito do prefeito Edvaldo Nogueira, desde o seu mandato anterior.

Orla da Atalaia: gestão da Prefeitura

“Apesar deste momento de dificuldades em decorrência do coronavírus, assinar o termo de adesão de gestão das praias me deixa muito feliz, porque é uma coisa pela qual já trabalhamos há bastante tempo, pois entendemos que a Prefeitura é quem possui mais capacidade para administrar as orlas. Contamos com a parceria da SPU, que foi muito importante em todo o processo, além disso o governo do estado também não criou problemas e entendeu a necessidade desta mudança. De modo que teremos muito trabalho pela frente, mas estou muito satisfeito. É um sonho que se realiza. É um presente para a cidade”, declarou o prefeito.

A superintendente do Patrimônio da União, Jovanka Leal, ressaltou que a transferência para a Prefeitura de Aracaju representa “um ganho” para a cidade. “Foi um ajuste jurídico. A orla passa a ser administrada por quem é de direito. A orla não sai do domínio da União, mas a gestão passa a ser da Prefeitura. É um ganho de flexibilidade, para ajustar os espaços e permissões na região. O município é o ente mais competente para fazer este tipo de trabalho e está dentro de um planejamento nacional da SPU. O prefeito compreendeu rapidamente e providenciou o que foi necessário. A SPU não teve dificuldades. A Prefeitura e o governo foram ágeis para esta transição. Foi realmente uma vitória para Sergipe. Em breve, a orla vai sentir isso”, avaliou.

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos é o órgão que ficará responsável pelas praias. Luiz Roberto Dantas, presidente da Emsurb, explica que a gestão destes espaços se dará dentro dos termos de permissão para ocupação de espaços públicos.

“Faremos toda a manutenção, conservação e os reparos imediatos que precisem ser feitos. É um grande sonho do município e um desejo do próprio prefeito. O período de transição foi muito bem conduzido pelo SPU, governo e a Prefeitura. Agora iniciamos o trâmite burocrático, com a publicação do termo no Diário Oficial do Município e em jornal de grande circulação e a preparação do plano de gestão integrada, conforme estabelece a legislação para a condução sustentável da orla”, disse.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

A pequena revolução das coisas banais

  Por Luciano Correia (*)   ossa classe média é a melhor encarnação daquele ditado…

11 horas atrás

Novo salário mínimo amplia renda, aquece consumo e reforça peso do Nordeste e Sergipe

O reajuste do salário mínimo para R$ 1.621, a partir de 1º de janeiro de…

1 dia atrás

Para Aroldo Macêdo

  Por Claudefranklin Monteiro (*)   u o conheci em Lagarto, numa das apresentações do…

1 dia atrás

Consumidor pagará menos na conta de luz em janeiro

  A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou ontem, 23, que o ano de…

3 dias atrás

Secretaria da Fazenda intensifica fiscalizações em rodovias sergipanas

  A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) intensificou neste final de ano o trabalho…

3 dias atrás

Pacientes com diabetes tipo 1 aprovam novo monitoramento de glicemia da Prefeitura de Aracaju

  O cuidado diário no controle da glicemia ganhou um novo aliado para usuários da…

3 dias atrás