Marketing Descomplicado

Por que e como educar os clientes sobre seus produtos?

Compartilhe:
Cleomir Santos (*)

Assim como uma boa parte dos empreendedores de hoje, você com certeza conhece de “cabo a rabo” o produto que é vendido no seu negócio. Mas isso não pode ser dito sobre seus clientes; que provavelmente não sabem tanto quanto você.

É por isso que é essencial educá-los se você quiser que eles usem seu produto em seu máximo potencial e que eles retornem a comprar da sua marca.

A educação do cliente é uma atividade planejada e estruturada por uma empresa ou companhia visando transmitir conhecimentos, habilidades e recursos aos clientes. Educar os consumidores permite que eles entendam como usar seus produtos e além disso, aumenta a confiança do público em relação à sua marca.

Através dessa educação, os clientes que estão comprando um produto pela primeira vez, recebem instruções e tutoriais completos que respondem quaisquer dúvidas que possam ter ao atravessarem a ‘jornada do consumidor. Quaisquer perguntas mais complexas são encaminhadas ao atendimento ao cliente ou ao gerente do estabelecimento.

 

Formas para planejar um programa de educação ao cliente

1 – Mantenha o fluxo de aprendizado

Pode ser tentador vender e direcionar rapidamente um cliente para o seu produto, mas, na realidade, seus clientes irão valorizar orientações adicionais. Faça um esforço para tornar o processo de aprendizagem agradável, ao mesmo tempo em que lhes permite explorar com calma todas as características do seu produto, uma de cada vez.

2 – Produzir conteúdo útil

Crie conteúdos simples e acessíveis, como boletins informativos, vídeos do YouTube, postagens em redes sociais e artigos em um blog. O formato do conteúdo pode variar, mas o que importa é que ele explique aos clientes como eles podem usar seus produtos.

3 – Usar tutoriais passo a passo

O Google é um exemplo de como fornecer um guia para iniciantes que usam suas ferramentas pela primeira vez, principalmente o Google Ads. Muitos usuários iniciantes são guiados através de um passo a passo que explica o que fazer e como fazer uma campanha de anúncios.

Os consumidores são consideravelmente mais propensos a entender e continuar a usar seu produto se você mostrar a eles como usá-lo em vez de falar sobre suas características.

4 – Utilize o potencial de transmissões ao vivo

Não se esqueça de levar em conta a importância dos webinars ou transmissões ao vivo em sua estratégia, pois nela você estará utilizando a seu favor a eficácia da demonstração através de vídeos.

Se você criou uma plataforma ou um grupo no WhatsApp/Telegram para educar seus clientes, crie um evento, webinar ou transmissão ao vivo, após isso divulgue em suas plataformas de mídias sociais e blogs.

Esses eventos remotos criam conexões e senso de comunidade ao seu treinamento, o que pode ser bastante útil para promover a favorabilidade, consideração pela sua marca, e também, engajamento e satisfação com seu público.

5 – Divulgue guias de ‘como fazer’

Ao publicar artigos ou conteúdos de como fazer em um portal e compartilhá-los nas mídias sociais, você pode resolver problemas comuns de pessoas que tenham o mesmo interesse pelo seu produto que aquele seu cliente.

Se sua marca é moderna e acompanha a tecnologia, você pode querer olhar para canais mais novos como TikTok, Instagram e produzir conteúdo lá. A chave é fornecer informações aos seus clientes de uma forma que torne mais simples para eles entenderem como seu produto funciona.

Muitos clientes estão bem informados e procuram conteúdo online para orientar suas decisões de compra. Para influenciar essas decisões, as empresas devem educar os clientes sobre os produtos e serviços que oferecem. Uma estratégia de educação ao cliente pode melhorar o conhecimento do produto e aumentar a lealdade da marca, levando assim a um aumento das vendas.

 

Você pode opinar sobre esse tema, ou sugerir quais assuntos que deveríamos abordar aqui na coluna ‘Marketing Descomplicado’.

.

.

.

(*) Consultor de Marketing Digital e idealizador do Me Ajuda Cleo, natural da cidade de Aracaju – Sergipe, amante da música, de um bom café, daquela reunião com boas companhias e apaixonado por belezas naturais e pela vida.

Compartilhe:
Cleomir Santos

(*) Consultor de Marketing Digital , idealizador do Me Ajuda Cleo – Soluções em marketing digital e proprietário da C3 Viagens, natural da cidade de Aracaju – Sergipe, amante da música, de um bom café, daquela reunião com boas companhias e apaixonado por belezas naturais e pela vida.

Posts Recentes

O velho professor

  Por Manuel Luiz Figueiroa (*)   critério de escolha do curso na hora do…

2 horas atrás

Comer e beber bem com Marcel Proust

  Por Léo Mittaraquis (*)   “Para Proust, o ato de recordar é uma forma…

1 dia atrás

O Riacho do Navio e a revolta das águas

Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   e tempos em tempos, e aqui não preciso…

2 dias atrás

Senac e Secom de Sergipe dialogam sobre convênio para estágios de alunos de Rádio e TV

O diretor Regional do Senac Sergipe, Marcos Sales, recebeu a visita do secretário de Estado…

2 dias atrás

Prefeito reduz ISS para empresas de tecnologia e regulamenta Política de Ciência e Inovação

O prefeito Edvaldo Nogueira assinou nesta quinta-feira, 9, o decreto nº 7.628/24 que reduz a…

3 dias atrás

Governo de Sergipe leva artesãos sergipanos para 17º Salão de Brasília

  Uma seleção da criatividade, beleza e diversidade da arte feita à mão em Sergipe…

3 dias atrás