Ação faz parte do Programa de Apoio e Desenvolvimento de Políticas Públicas em Educação para o Estado de Sergipe, desenvolvido pela Fapitec e Seduc Foto: Foto Eugênio Barreto/Seduc
Um grupo de professores sergipanos está realizando uma ação que é resultado do edital 02/2020, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Esporte e Cultura (Seduc) e Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec), que consiste em propor uma pesquisa entre professores da rede pública estadual de ensino e que tem o objetivo de levantar dados sobre o nível de competência digital destes profissionais.
A ação, que tem apoio da Universidade Tiradentes e Universidade de Aveiro, pretende construir indicadores e contribuir para a evolução dos docentes na utilização das tecnologias digitais no trabalho. O questionário já está sendo aplicado e pode ser facilmente respondido tanto por computador como também por smartphone. O endereço para acesso é http://bit.ly/competenciadigitalseduc.
A equipe responsável pelo projeto estipulou como meta atingir, até julho, pelo menos 80% dos docentes que atuam na rede. Para isso, eles solicitaram que a pesquisa fosse enviada para todas as diretorias regionais para que os professores possam respondê-la. Além disso, estão fazendo contato via WhatsApp devido a facilidade de comunicação por este canal.
Um dos professores coordenadores da ação, Daniel Bramo, conta que a equipe está otimista quanto ao alcance do questionário, principalmente devido a parceria com a SEDUC, que vem colaborando efetivamente com o projeto. “Queremos construir estes indicadores sobre as competências digitais dos professores e quando tivermos estes dados, pretendemos construir e testar um modelo de formação que trate das principais dificuldades que os professores têm quanto ao uso das tecnologias digitais na docência”, explica.
Daniel completa que o projeto vai além de conhecer o nível de competência dos professores, buscando desenvolver um curso onde eles possam adquirir essas competências e as habilidades necessárias para se integrar na Cultura Digital, e, para isso, é necessário, primeiro, saber em que nível estão esses profissionais.
Furto de energia é crime previsto em lei e traz prejuízos para a população com…
A prefeita Emília Corrêa assinou nesta segunda-feira, 28, o termo de intenções para a…
Por Emerson Sousa (*) pobreza, ao lado da fome e da desigualdade econômica,…
A cidade de Lagarto foi palco, na última sexta-feira, 25, da 46ª edição do…
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e…
Professor Manuel Luiz Figueiroa ra um sábado de manhã, o sol irradiava um…