Negócios

Pequenos negócios ampliam presença digital para conquistar clientes 

Compartilhe:

Com o mercado cada dia mais competitivo e acelerado pelas transformações digitais, o uso das redes sociais como ferramentas de relacionamento, divulgação e vendas de produtos e serviços pela internet tornou-se realidade para os pequenos negócios de todos os segmentos. De acordo com levantamento inédito realizado pelo Sebrae, 55% das empresas sergipanas possuem redes sociais ou websites com essa finalidade. Entre as microempresas (ME), esse percentual já alcança 66%.

Na hora de oferecer serviços e produtos, os meios digitais também são utilizados por 60% dos empreendedores que contam com catálogos para divulgação on-line. Além disso, reservas ou vendas on-line são realizadas por 52% das empresas ouvidas.

Quando o assunto é vender pela internet, o WhatsApp foi apontado como a principal ferramenta de vendas digitais para 70% das empresas ouvidas. Em segundo lugar, com 33% estão as redes sociais, seguidas pelo site próprio, com 8%.

Presença no Instagram 

De acordo com o levantamento, a grande maioria dos pequenos negócios possui perfil no Instagram (91%), o que demonstra o crescimento considerável dessa rede social na promoção das empresas. Em 2018, na primeira edição da pesquisa, esse percentual era de 25%. O Facebook, por sua vez, ainda se encontra entre as plataformas mais utilizadas com 60%, com um crescimento de 20% nos últimos quatro anos.

Por outro lado, as homepages e websites perderam a importância desde a última edição do levantamento, em 2018, e estão presentes em 34 % das empresas pesquisadas. Com menor porcentagem entre as redes, o Twitter só atingiu 9% dos donos de pequenos negócios.

Apesar de ser uma das plataformas de vídeo preferida pelos brasileiros, o YouTube ainda é pouco difundido pelas micro e pequenas empresas. Apenas 13% deles possuem canal nessa plataforma. Com a mesma porcentagem, o LinkedIn também é pouco utilizado pelos empreendedores pesquisados.

A pesquisa destaca ainda que os empresários oferecem recursos de relacionamento e atendimento ao cliente digital em suas redes sociais ou websites. Entre as empresas ouvidas, 57% oferecem canal de contato do tipo Fale Conosco e 44% possuem espaço para queixas ou sugestões.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Alese lamenta a perda de Deoclécio Vieira Filho

A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) lamenta, com profundo pesar, o falecimento do…

3 horas atrás

Concertos Natalinos encerram a Temporada de 40 anos da Orquestra Sinfônica de Sergipe

  A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) realiza seus tradicionais Concertos Natalinos nos dias 17…

3 horas atrás

Sergipe Oil & Gas 2026 prevê R$ 300 milhões em negócios e consolida estado no setor

  De 29 a 31 de julho de 2026, Sergipe sediará a quinta edição do…

4 horas atrás

A vida é o que acontece – John Lennon (1980-2025)

  Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   inalmente, eu consegui ver o nono (e…

4 horas atrás

Comércio varejista impulsiona saldo positivo de vagas de emprego em Sergipe 

  No acumulado dos dez primeiros meses de 2025, o comércio varejista segue impulsionando as…

23 horas atrás

Prefeitura lança investimento de R$ 435,4 milhões para revolucionar Aracaju em 2026

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, anunciou que a Prefeitura fará em 2026 um conjunto…

1 dia atrás