Cidades

Outubro Rosa: Prefeitura de Aracaju integra iluminação especial à campanha e reforça importância do tema

Compartilhe:

Uma onda rosa tomou conta da capital sergipana neste início de outubro, o mês da Campanha Nacional de Conscientização contra o Câncer de Mama e o Câncer de Colo do Útero. O olhar sensibilizado da Prefeitura de Aracaju levou para alguns pontos da cidade uma iluminação especial, a fim de chamar a atenção da população para um tema muito importante: a saúde da mulher. O “Outubro Rosa” traz à tona a necessidade do diagnóstico precoce, fortalecendo a importância das mulheres adotarem, cada vez mais, comportamentos para prevenção da doença e, para isso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza, durante todo o mês, uma série de ações neste sentido.

Na cidade, para quem passa pela Colina do Santo Antônio, no bairro que leva o mesmo nome, pode visualizar o tom rosa que brilha do alto, embelezando a igreja e a redondeza. Assim como a sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o Hospital Fernando Franco, localizado no bairro Farolândia, o Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), no bairro Siqueira Campos, a Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN), no bairro 17 de Março e os Arcos da Orla da Atalaia também acenderam as luzes na cor rosa, como uma forma de integrar à campanha e reforçar a importância do tema.

No âmbito da Saúde do município, a gestora da pasta, Waneska Barboza, destaca que a Prefeitura de Aracaju realiza ações específicas voltadas à mulher durante ao longo de todo o ano. No entanto, outubro traz a oportunidade de reforçar essas atividades e o alerta à sociedade para, cada vez mais, buscar o diagnóstico precoce e assertivo, a fim de garantir um tratamento eficaz para as aracajuanas.

“Isso é uma forma de, durante este mês, podermos relembrar diretamente à sociedade, que nós precisamos fazer essa busca ativa das mulheres, que precisamos agir de forma imediata, exatamente para evitar que essa mulher chegue ao nosso serviço de saúde com a instalação do câncer de uma forma já avançada, sendo difícil poder ajuda-la no primeiro momento. Obviamente que nós vamos trabalhar o ano todo contra o câncer e fazer essa busca ativa de mulheres o ano todo, mas o mês de outubro é estratégico, é quando a gente se dedica mais, fala mais, e evidencia mais essa necessidade de fazer a busca ativa, de relembrar às mulheres que façam o autoexame, que pensem nessa possibilidade, procurem uma forma de ter um diagnóstico precoce, para ter um tratamento também precoce”, enfatiza a secretária.

Iluminação nos Arcos da Atalaia

Durante o mês de campanha é importante que haja uma mobilização por parte da população, justamente para que as mulheres se envolvam mais com a causa e as informações alcancem cada vez mais pessoas, como explica a médica mastologista, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia de Sergipe (SBM-SE), Aline Valadão.

“Além de estimular comportamentos para prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa é um momento oportuno para lutar pelo diagnóstico precoce e assertivo, tratamento e reabilitação eficazes. A união de toda a sociedade, em todos os seus setores, é fundamental para expandirmos a mensagem da campanha e transformar vidas, reforçando que é preciso estimular o autocuidado, que a doença tem cura e que podemos alcançá-la por meio de avanços médicos, detecção precoce e tratamentos eficazes”, destaca Aline.

A médica destaca, ainda, a importância de iniciar o exame de mamografia anualmente a partir dos 40 anos, pois “é o único exame capaz de reduzir a mortalidade por câncer de mama em 25%”. “Durante todo o mês de outubro e em todos os meses do ano, a SBM mobiliza toda sociedade quanto à importância do diagnóstico precoce, com a realização de exames preventivos e visitas regulares ao médico. Queremos engajar com o poder público, entidades, associações comunitárias, escolas, universidades e toda sociedade para disseminar essa importante mensagem que vise o diagnóstico, tratamento e reabilitação do câncer de mama. Esta é a doença que mais compromete a vida das mulheres, entretanto, se diagnosticada precocemente, tem cura. Por isso a necessidade de estar sempre fazendo exames e tendo acompanhamento médico”, complementa Aline Valadão.

A um toque do cuidado
A SMS estará realizando, durante todo mês de outubro, uma busca ativa reforçada, a fim de evitar que mulheres com câncer de mama e/ou com câncer de colo de útero cheguem às unidades de saúde com a instalação do câncer em estado avançado. A ação já acontece de praxe ao longo do ano, mas neste mês as recomendações de autoexame, exames de rotina, diagnóstico precoce e tratamento também precoce são intensificadas.

Para isso, a Saúde de Aracaju, através da Rede de Atenção, realizará no dia 21 deste mês, o Sábado Saudável, que acontecerá das 8h às 13h, em oito Unidades Básicas de Saúde. São elas: Augusto Franco (Farolândia), Elizabeth Pita (Santa Maria), Ministro Costa (Jardim Esperança), Adel Nunes (América), Dona Jovem (Industrial), José Augusto Barreto (Japãozinho), Anália Pina (Almirante Tamandaré) e Dr. José Calumby (Jardim Centenário).

Durante a programação, serão disponibilizados serviços de saúde voltados ao combate do câncer de colo de útero, câncer bucal e exames para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, bem como teste rápido de gravidez e atualização do cartão vacinal para o público em geral; exame citopatológico de colo de útero – prioridade para faixa etária entre 25 a 64 anos; exame clínico das mamas e agendamento de mamografia – prioridade para faixa etária entre 50 à 69 anos; agendamento de ultrassonografia de mama e transvaginal.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Moradores de Lagarto aprovam serviços da 46ª edição do ‘Sergipe é aqui’

  A cidade de Lagarto foi palco, na última sexta-feira, 25, da 46ª edição do…

13 horas atrás

Governo do Estado renova parceria com a Casacor Sergipe

  O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e…

16 horas atrás

Um dia no Aeroclube de Sergipe

  Professor Manuel Luiz Figueiroa   ra um sábado de manhã, o sol irradiava um…

2 dias atrás

Jornalismo que se aprendia no olhar e se aperfeiçoava na convivência

Por Everaldo Goes (*)   cena parece saída de um filme: dois jornalistas, cansados, mas…

2 dias atrás

Rosa Faria: arte e história como missão 

  Por Acácia Rios (*)   Quero morrer ocupando minhas mãos.  Em uma delas, levarei…

3 dias atrás

Moura Dubeux lança linha Mood e complexo residencial na zona sul de Aracaju

A Moura Dubeux, referência no setor imobiliário do Nordeste, lançou em Aracaju a linha Mood,…

3 dias atrás