O veganismo e os negócios: mercado está de olho no nicho dos nichos

Compartilhe:
(*) Talita Costa

O veganismo é uma ideologia ou filosofia de vida que procura acabar com todas as formas de exploração animal, seja na alimentação, no vestuário ou em outro meio. Os veganos não consomem alimentos de origem animal, como carne (incluindo peixes, moluscos e insetos), laticínios, ovos e mel, além de evitar materiais derivados de animais, produtos testados em animais e lugares que usam animais para entretenimento e diversão.

O veganismo é a prática de viver de frutas, nozes, vegetais, grãos e outros produtos vegetais.Também vem se tornando um nicho de mercado interessante, que vai além do tradicional vegetarianismo. Já existem empresas de roupas, produtos de beleza e cosméticos, joias e limpeza; tudo feito com matéria-prima 100%vegetal.

A pesquisa ibope veganismo mostrou que 14% dos brasileiros se dizem vegetarianos, muitos deles, veganos. Isso significa 29 milhões de pessoas. Vários estudos têm sido feitos para tentar aproximar o sabor e a aparência dos produtos veganos aos não-veganos, a fim de melhorar a aceitação e, logo, aumentar o número de consumidores.

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é a entidade responsável pela certificação de produtos veganos no Brasil, selo entregue mediante uma análise rigorosa da cadeia produtiva, com taxas que variam de R$ 300 a R$ 1 mil, dependendo do tamanho da empresa.

Estima-se que 2 mil brasileiros se convertem ao vegetarianismo toda semana. Os veganos são o nicho do nicho, porém, um mercado também crescente, que possibilita criar diferentes tipos de produtos e serviços. Algumas franquias já estão faturando alto com o comércio de alimentos veganos.

Desde que o negócio suporte na íntegra este tipo de filosofia de vida, o mesmo tem grandes chances de sucesso. Diante de todas essas estatísticas, podemos afirmar que o veganismo é uma tendência mundial e está se tornando um grande mercado no mundo dos negócios.

(*) Talita Xavier Costa é nutricionista e escreve quinzenalmente, às sextas-feira, no portal. Ela é pós-graduada em Gestão, qualidade e segurança em alimentação, especialista em Auditoria em alimentação e Nutrição; e especialista em Alimentação Escolar.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

A grandeza de Ratinho como comunicador e líder

  Por Diego da Costa (*)   uando falamos em comunicação assertiva no Brasil, poucos…

32 minutos atrás

Furto de energia pode causar acidentes e impactar fornecimento de energia

Furto de energia é crime previsto em lei e traz prejuízos para a população com…

14 horas atrás

Aracaju vai sediar, em outubro, o Campus Party Weekend

  A prefeita Emília Corrêa assinou nesta segunda-feira, 28, o termo de intenções para a…

19 horas atrás

O PT governa melhor o Brasil: as evidências do Combate à Pobreza

  Por Emerson Sousa (*)   pobreza, ao lado da fome e da desigualdade econômica,…

20 horas atrás

Moradores de Lagarto aprovam serviços da 46ª edição do ‘Sergipe é aqui’

  A cidade de Lagarto foi palco, na última sexta-feira, 25, da 46ª edição do…

2 dias atrás

Governo do Estado renova parceria com a Casacor Sergipe

  O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e…

2 dias atrás