Negócios

Número de requerimentos ao seguro-desemprego cresce em Sergipe

Compartilhe:

O número de requerimentos ao seguro-desemprego em Sergipe, na primeira quinzena de junho, foi de 2.477,  contra 1.681 ocorridos em igual período de 2019. Os números  são da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e analisados pelo Boletim Sergipe Econômico da Federação das Indústrias de Sergipe (FIES).

Em termos relativos, houve acréscimo de 46% no quantitativo de requerentes em relação à primeira quinzena de junho do ano passado, quando foram registradas 1.681 solicitações. Já na comparação com a primeira quinzena de maio deste ano, observou-se redução de 21%. De janeiro até a primeira quinzena de junho de 2020, Sergipe teve 23.720 pedidos de seguro desemprego, assinalando aumento de 7% em relação ao mesmo período do ano passado.

A análise dos dados apontou que 44% das solicitações foram provenientes de trabalhadores desligados do setor de serviços (1.077 requerentes), seguido do Comércio, com 23% (555 requerentes), e Construção, com 17% (407 requerentes). Logo após figuraram os setores da Indústria, com 14% do total de solicitações (336 requerentes), e da Agropecuária, com 3% (72 requerentes).

No período analisado, 85,6% do total de solicitações foram realizadas via Portal de Serviços do Governo Federal ou via aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, o que corresponde a 2.095 solicitações, sendo o restante presencialmente nos postos de atendimento.

Brasil

Os pedidos de seguro-desemprego de trabalhadores com carteira assinada subiram 35% na primeira quinzena de junho em relação ao mesmo período do ano passado. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia e considera os atendimentos presenciais e os requerimentos virtuais.

Apesar da alta em junho, os pedidos cresceram em ritmo menor no acumulado do ano, tendo somado 3,648 milhões de 2 janeiro a 15 de junho de 2020. Um aumento de 14% em relação ao acumulado no mesmo período do ano passado, 3,194 milhões.

Em 2020, mais da metade dos requerimentos de seguro-desemprego, 52%, foram feitos pela internet e por aplicativo no celular. No mesmo período do ano passado, 98% dos requerimentos foram presenciais. Os três estados com maior número de pedidos foram São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Compartilhe:
Antonio Carlos Garcia

Editor do Portal Só Sergipe

Posts Recentes

Ausência presente: O caminho para uma sucessão eficaz nas empresas médias

  Por Juliano César Souto (*)   sucessão nas empresas familiares de médio porte é…

4 horas atrás

Bolsonaro é preso preventivamente

  O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado (22). Em nota, a…

21 horas atrás

Banco do Nordeste integra o Fasc com palco especial

O Banco do Nordeste (BNB) integra a programação da 40ª edição do Festival de Artes…

2 dias atrás

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

  Cerca de 249 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências…

2 dias atrás

José Rollemberg Leite Neto — serenidade e inteligência na Academia Sergipana de Letras

  Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   primeira vez que trocamos algumas palavras foi…

2 dias atrás

Orquestra Sinfônica de Sergipe celebra Dia da Consciência Negra no TTB

  A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) realizou, na noite de quinta-feira, 20 de novembro,…

2 dias atrás