Técnicos da Energisa detectando ligações irregulares Fotos: Ascom/Energisa
De janeiro a junho deste ano, a Energisa amarga um prejuízo de mais de R$ 6 milhões com mais de três mil ligações irregulares detectadas em diversos pontos do Estado. Além dos problemas financeiros, estas ligações comprometem o fornecimento de energia elétrica para todos os clientes e colocam em risco a vida das pessoas que praticam esse ato.
Segundo o coordenador de Combate à Perdas da Energisa em Sergipe, Evandro Macedo, “um dos principais riscos da ligação clandestina é o choque elétrico, pois a irregularidade é realizada sem seguir os protocolos de segurança e a pessoa não é habilitada para realizar o serviço. O risco vai desde um choque elétrico até o óbito. Por isso, orientamos que os clientes sempre busquem a Energisa para regularizar a situação”. Ele destaca que somente profissionais habilitados e/ou autorizados podem realizar intervenção na rede elétrica.
As regiões com maior número de irregularidades são a Grande Aracaju, Baixo São Francisco e Centro Sul. Assim que a empresa detecta a fraude é registrado um boletim de ocorrência na delegacia da Polícia Civil daquela localidade, para que seja investigado o furto de energia e daí responsabilizar os envolvidos. Ligação irregular de energia é crime previsto no Código Penal e quem for condenado pela Justiça pode pegar uma pena que varia de um a quatro anos de reclusão.
Assim que é detectada a fraude, o fornecimento de energia é interrompido como medida de segurança até que a situação seja regularizada, pois segundo a Energisa, “caracteriza risco iminente de danos às pessoas, aos bens ou ao funcionamento do sistema elétrico”.
As pessoas podem denunciar essas irregularidades por meio dos canais de atendimento da Energisa e a identidade será preservada.
Canais de atendimento
WhatsApp (Gisa): (79) 9 8101-0715
Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)
Site: energisa.com.br
Call Center: 0800 079 0196
Por Diego da Costa (*) uando falamos em comunicação assertiva no Brasil, poucos…
Furto de energia é crime previsto em lei e traz prejuízos para a população com…
A prefeita Emília Corrêa assinou nesta segunda-feira, 28, o termo de intenções para a…
Por Emerson Sousa (*) pobreza, ao lado da fome e da desigualdade econômica,…
A cidade de Lagarto foi palco, na última sexta-feira, 25, da 46ª edição do…
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e…