Turismo

Médico compartilha sua incrível jornada de 119 quilômetros em Santiago de Compostela

Compartilhe:

 

Por Antônio Carlos Garcia (*)

 

“Peregrino não reclama, só agradece.” Levando essa frase como um mantra, depois ter feito algumas queixas num grupo de peregrinos, o cirurgião e ex-venerável da Loja Maçônica Clodomir Silva, Hernan Centurion Sobral, percorreu, durante uma semana, 119 quilômetros de uma das trilhas de Santiago de Compostela, em março do ano passado, no noroeste da Espanha. Na noite da quarta-feira, 29, no auditório Professora Josefina Nogueira Soares, na Clínica San Giovanni, o médico contou, numa palestra para convidados como foi essa experiência da trilha, as lições aprendidas e, principalmente, como foi desafiar-se a si mesmo.
Igreja da Matriz em Santiago de Compostela: missão cumprida

Ao citar os percalços vividos durante o longo percurso, Hernan Centurion procurou fazer, sempre, uma analogia com os problemas que todos enfrentam na trilha da vida. “Minha proposta, no Caminho de Santiago de Compostela, foi rever a essência, o espiritual, valorizando-os”, ressaltou. Em média, Hernan andava entre 17 a 25 quilômetros por dia, muitas vezes, sob a chuva e muito frio.

Durante a palestra, Hernan pendurou no pescoço a concha  da vieira, dada a todos os peregrinos e que tem vários significados: metáfora da guiação de Deus pelos peregrinos;  símbolo da origem da vida, fecundidade, conhecimento e proteção;  de recordação ao retornarem de Finisterra, o fim mundo conhecido na época.

Embora conhecer-se a si mesmo seja um ato solitário e caminhar pela trilha tenha sido fundamental para essa introspecção, Hernan contou à plateia dois fatos interessantes: o primeiro é que a trilha é “um divã, um confessionário a céu aberto” e o outro é que nunca se está sozinho nesta caminhada.

Hernan, com a esposa Aline, e os filhos Henrique e Osório

Hernan Centurion afirmou que a caminhada de Santiago de Compostela começa quando a pessoa decide fazê-la. Ou seja, os caminhos foram percorridos já em Aracaju. E o que mudou na vida de Hernan depois desta trilha? Os filhos do médico, Henrique e Osório, disseram que o pai “que já era bom, voltou ainda melhor”.

O périplo do médico em Santiago de Compostela, desde sua saída de Aracaju até o final da caminhada, foi acompanhado pelo Portal Só Sergipe, e os artigos estão publicados na Coluna Domingo em Desbaste. Também estão na segunda edição do livro Domingo em Desbaste, cujo lançamento ocorreu em novembro do ano passado.

Capa da segunda edição do Domingo em Desbaste

Assim como os milhares de peregrinos, Hernan Centurion seguiu os passos de um cidadão chamado Gotescalco, arcebispo de Le Puy, que conta a história, e teria sido o primeiro a fazer a caminhada, partindo de Aquitânia (França), no ano de 950, com uma grande comitiva.

Passados mais de mil anos desta empreitada, os peregrinos hoje encontram setas amarelas para não se perderem (mas alguns se perdem e andam por horas). Estas setas amarelas foram feitas por Elías Valiña, padre de O Cebreiro, primeira localidade galega do Caminho Francês, e Andrés Muñoz, presidente da Associação de Amigos do Caminho de Navarra, que dedicou boa parte da vida à melhoria e à conservação do Caminho Francês e da Via da Prata.

Diversos flashs do peregrino Hernan Centurion

Ao clicar nos links abaixo, você poderá ler as reflexões do médico Hernan Centurion sobre a caminhada, lembrando uma máxima dita pelo palestrante na noite da quarta-feira. “A Santiago se vai, nunca se chega”. Ela continua para sempre.

1. Diário do caminho: primeiros passos

2. Diário da viagem a Santiago de Compostela

3. Diário da viagem a Santiago de Compostela II

 

Compartilhe:
Antônio Carlos Garcia

CEO do Só Sergipe

Posts Recentes

Iguá inicia, amanhã, operação total em Sergipe

A Iguá Sergipe assume, a partir de 1º de maio, a responsabilidade pela distribuição de…

4 horas atrás

Dia do Trabalhador: o que abre e o que fecha em Aracaju no feriado de 1º de maio

  Em virtude do feriado do Dia do Trabalhador, nesta quinta-feira, 1º de maio, a…

5 horas atrás

Receita paga nesta quarta-feira lote da malha fina do IR

  Cerca de 280 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências…

10 horas atrás

A grandeza de Ratinho como comunicador e líder

  Por Diego da Costa (*)   uando falamos em comunicação assertiva no Brasil, poucos…

14 horas atrás

Furto de energia pode causar acidentes e impactar fornecimento de energia

Furto de energia é crime previsto em lei e traz prejuízos para a população com…

1 dia atrás

Aracaju vai sediar, em outubro, o Campus Party Weekend

  A prefeita Emília Corrêa assinou nesta segunda-feira, 28, o termo de intenções para a…

1 dia atrás