Agência do Banco do Nordeste Foto: Divulgação
Mais de 39 mil produtores rurais e empreendedores de Sergipe estão em débito com o Banco do Nordeste (BNB) e podem renegociar suas dívidas com condições especiais. A instituição, que possui atualmente 278,4 mil clientes ativos, lançou campanhas amparadas por três instrumentos legais – o Desenrola Rural, a Lei 14.166/2021 e a Lei 13.340/2016 – para ampliar prazos de pagamento e oferecer descontos que podem chegar a 95%. O banco, entretanto, não divulga o montante total da dívida.
Segundo estimativas do BNB, as medidas podem beneficiar cerca de 800 mil clientes em toda a sua área de atuação, que inclui os nove estados do Nordeste e parte de Minas Gerais e Espírito Santo. A maior parte é formada por agricultores familiares, mini e pequenos produtores rurais, além de micro e pequenas empresas.
O presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, destacou que a iniciativa representa uma oportunidade de reestruturação financeira para quem possui dívidas em atraso. “O Banco do Nordeste está operando, de forma articulada com o Governo Federal, medidas que representam um grande esforço para fortalecer a agricultura familiar, apoiar os pequenos empreendedores e permitir que milhares de produtores retomem sua capacidade de investir e gerar renda. São ações que contam com o apoio do presidente Lula, que tem reiterado a prioridade do desenvolvimento regional e da inclusão produtiva. O Banco do Nordeste está pronto para orientar cada cliente sobre as melhores condições de regularização disponíveis”, afirmou.
Em Sergipe, o superintendente estadual do banco, César Santana, ressalta que a regularização abre portas para novos financiamentos. “O benefício serve para empresários da área urbana ou produtores rurais. Além do excelente desconto, o cliente fica apto a fazer novos financiamentos com o Banco do Nordeste, o que torna a regularização uma excelente oportunidade”, disse.
Desenrola Rural – Em vigor desde 24 de fevereiro de 2025, o programa do Governo Federal é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Garante descontos de até 80% para liquidação e 65% para renegociação, com prazos alongados. O público-alvo inclui agricultores familiares, pescadores artesanais, povos e comunidades tradicionais, cooperativas da agricultura familiar e produtores com dívidas ligadas ao Pronaf e outras linhas de crédito rural.
Lei 14.166/2021 – Possibilita a regularização de dívidas de produtores rurais e não rurais de todos os portes. As condições vão desde a liquidação à vista, com descontos de até 90%, até o parcelamento com bônus de adimplência de 50%, podendo estender o prazo de pagamento até 2032.
Lei 13.340/2016 – Voltada para contratos de crédito rural firmados até 2011, em toda a região Nordeste e no norte de Minas Gerais e Espírito Santo. Permite liquidação e renegociação de dívidas com descontos que podem chegar a 95%, dependendo da data da contratação, valor original e localização do empreendimento.
Os interessados podem buscar atendimento nas agências do Banco do Nordeste ou obter informações pelo WhatsApp oficial da instituição: (85) 4020-0004.
Por Jader Frederico Abrão (*) á momentos na história dos povos em que…
Por Juliano César Souto (*) sucessão nas empresas familiares de médio porte é…
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado (22). Em nota, a…
O Banco do Nordeste (BNB) integra a programação da 40ª edição do Festival de Artes…
Cerca de 249 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências…
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) primeira vez que trocamos algumas palavras foi…