Professor Josué Mello falando aos confrades e confreiras da ASL Fotos: Rose Garcia
Por Antônio Carlos Garcia (*)
Foi lançado na última segunda-feira, na Academia Sergipana de Letras (ASL), o livro A vida merece um sim, de autoria do escritor lagartense Josué da Silva Mello, radicado há mais de 50 anos em Feira de Santana, na Bahia. O presidente da ASL, José Anderson Nascimento, comandou os trabalhos. Coube ao professor doutor Claudefranklin Monteiro apresentar Josué Melo e falar um pouco do livro, que contém 412 páginas.
Em seu discurso, Claudefranklin — autor da biografia O poder libertador da escola na trajetória de vida de Josué da Silva Mello, publicada em 2023 pela editora Criação — destacou a vida profissional do escritor, professor e pastor, ressaltando a relevância de sua produção intelectual e o compromisso com a educação.
Já o professor Josué Mello ressaltou a importância do “sim” em sua trajetória, lembrando que um dos mais importantes foi quando se casou com a também professora Tecla Melo. O escritor elogiou a cordialidade sergipana e contou um episódio marcante com o intelectual feirense Dival Pitombo. “Ao visitar Aracaju, Pitombo passava pela rua da Frente e de dentro de uma casa tocava uma música clássica de Bach. Ele parou para ouvir e a dona da casa, ao avistá-lo, perguntou se ele estava sentindo alguma coisa. Dival disse que apenas apreciava a música. Ela o convidou para entrar, ofereceu hospedagem, que ele gentilmente recusou, mas aceitou o convite para uma feijoada. A partir daí ficaram amigos”.
A solenidade contou com a presença de confrades e confreiras da ASL, que enalteceram a trajetória acadêmica e intelectual de Josué Melo. Também esteve presente o presidente da Academia Feirense de Letras, João Batista Cerqueira, que destacou a vida pública do escritor lagartense. Ele lembrou que, na semana anterior, Josué esteve em Brasília para defender a instalação de uma universidade federal em Feira de Santana. Ressaltou ainda que Josué foi reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, função na qual consolidou sua dedicação à educação e ao serviço público. Durante o lançamento do livro, os presidente das duas entidades se comprometeram a estreitar os laços e combinar ações conjuntas.
No último dia 23 de junho, data em que completou 90 anos, Josué Melo reuniu familiares e amigos em Feira de Santana, para celebrar sua trajetória. Na ocasião, também apresentou em primeira mão a obra A vida merece um sim durante um almoço no restaurante Los Pampas. Segundo o professor Claudefranklin Monteiro, “o aniversário foi dele, mas quem recebeu presente foram os seus convidados”.
O livro com 412 páginas, reúne, em cinco partes, diversos textos de Josué Melo, incluindo poemas de grande sensibilidade, como “Não aprendeu ainda a viver” (p. 395). A palavra SIM, que inspira o título, aparece como mote de toda a obra: além de remeter ao Serviço de Integração de Migrantes (Feira de Santana, anos 1960), projeto social idealizado pelo autor, traduz também sua resposta afirmativa a Deus e à vida.
Com A vida merece um sim, Josué Melo amplia sua contribuição à literatura e reafirma seu compromisso com o pensamento crítico, a memória cultural, a fé e a educação, coroando nove décadas de uma vida dedicada ao conhecimento e à transformação social.
O Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) começa hoje, 20 de novembro e segue…
Por Heuller Roosewelt Silva Melo (*) plenitude da nossa sociedade depende intrinsecamente da…
O Governo de Sergipe, por meio da Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da…
Por Antônio Carlos Garcia (*) Ecossistema Local de Inovação (ELI) da Grande…
O Governo do Estado informa que, na próxima quinta-feira, 20, em virtude do feriado…
Por Diego da Costa (*) final de 2025 se aproxima, e com ele…