Política

Iran pede ampliação do limite para a isenção da contribuição previdenciária de servidores aposentados

Compartilhe:

Durante a sessão mista da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), na tarde desta segunda-feira, 28, o deputado estadual Iran Barbosa (PT) solicitou ao governador do Estado de Sergipe que amplie o atual limite de isenção para a contribuição previdenciária aplicado sobre os proventos dos servidores estaduais aposentados. O parlamentar alertou, mais uma vez, que o limite estabelecido na Reforma Previdenciária, aprovada no ano passado, confisca parte significativa dos proventos daqueles servidores.

Iran Barbosa: aposentados penalizados Foto: Jadilson Simões

“As alterações no Regime Próprio de Previdência de Sergipe, que foram aprovadas com o meu voto contrário, penalizam duramente, como denunciei naquela oportunidade, os já sacrificados servidores públicos, que amargam o congelamento salarial mais longo dos últimos tempos”, disse.

“A partir de abril as penosas alterações começaram a valer e os efeitos dessas modificações estão sendo sentidas de forma muito dolorida no bolso dos servidores públicos, especialmente dos aposentados, que sofreram um golpe maior porque tiveram a margem de cobrança de contribuição previdenciária ampliada, e muito”, pontuou Iran.

Teto da Previdência

Iran explicou que entre as medidas aprovadas, em 2019, pela Assembleia  Legislativa, que alteraram o Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Sergipe (RPPS/SE), consta a que determinou o rebaixamento do teto para fins de contribuição previdenciária dos aposentados do serviço público sergipano. Antes da modificação, o teto era o mesmo do Regime Geral de Previdência Social, que este ano está no valor de R$ 6.101,06 e, com a nova legislação, passou a ser de um salário mínimo, cujo valor, em 2020, é de R$ 1.045,00.

“Aqui, o Governo do Estado e os parlamentares que votaram a favor da Reforma Previdenciária sergipana, optaram pela fixação de um limite de isenção para fins de contribuição previdenciária dos aposentados muito rebaixado, pois, em outros estados e em âmbito federal, a cobrança dessa contribuição só incide sobre os valores dos proventos que ultrapassem o teto do Regime Geral de Previdência. Esse rebaixamento confiscou valores extremamente elevados dos proventos dos servidores”, explicou.

O parlamentar destacou que diversos colegas aposentados, os integrantes do Coletivo Paulo Freire e, inclusive, a ex-deputada estadual Ana Lúcia, que é professora aposentada, estão fazendo uma campanha pela revogação dessa perversa medida.

“Eu quero me somar ao grito desses colegas professores e professoras e fazer esse apelo aqui na Assembleia Legislativa. Apelo ao governador do Estado, Belivaldo Chagas, que repense essa medida, modificando o limite para a contribuição previdenciária dos aposentados e aposentadas do Serviço Público em Sergipe”, manifestou Iran Barbosa.

 

 

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Aracaju se prepara para receber a 18ª edição do Brasil Sabor, o maior festival gastronômico do mundo

  Aracaju será palco da 18ª edição do Brasil Sabor, promovido pela Abrasel. O evento,…

4 horas atrás

Gaúchos que residem em Sergipe se mobilizam para ajudar conterrâneos

  Uma tragédia sem precedentes no Rio Grande Sul - com 83 mortes confirmadas, 111…

4 horas atrás

Sergipe tem alerta de chuvas válido para as próximas 48 horas

Com a possibilidade do acumulado ultrapassar os 50 milímetros por dia, um alerta de chuvas…

5 horas atrás

Equipe do Corpo de Bombeiros que seguia para o Rio Grande do Sul sofre acidente na Bahia

  O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) informa que parte da…

7 horas atrás

Sergipe participa de 6º Encontro dos Brasileiros da FGV Energia nos Estados Unidos

Neste domingo, 5, uma comitiva do Governo do Estado participou da 6ª edição do Encontro…

11 horas atrás

Bombeiros de Sergipe iniciam missão para trabalho de resgate no Rio Grande do Sul

O Gabinete de Gerenciamento de Crise, formado pelos comandantes-gerais do Corpo de Bombeiros do Brasil,…

1 dia atrás