Instrução normativa reforça controle sobre renúncias fiscais Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Em abril deste ano, a capital sergipana teve inflação de 0,39%, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA. Este é o resultado da análise realizada pelo Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O objetivo desse índice é acompanhar a variação de preços de um conjunto de produtos e serviços consumidos pelas famílias com rendimento monetário de 1 a 40 salários-mínimos, qualquer que seja a fonte. Para essa pesquisa foram comparados os preços coletados entre 30 de março a 28 de abril de 2023 (referência) com os preços vigentes no período de 01 a 29 de março de 2023 (base).
Registre-se ainda que o índice é calculado para a cidade de Aracaju e outras quinze capitais e regiões metropolitanas do país.
Em Aracaju, no período analisado, três dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados para medir o comportamento dos preços apresentaram variação negativa de preço. Foi registrada deflação nos preços dos grupos de artigos de residência (-1,30%), despesas pessoais (-0,31%) e transportes (-0,06%).
Por outro lado, dos seis grupos que assinalaram aumento de preços para o mesmo intervalo, destacou-se o grupo de saúde e cuidados pessoais ao registrar inflação de 1,61%. Em seguida ficaram os grupos de habitação (+0,96%), vestuário (+0,94%), educação (+0,13%), comunicação (+0,13%) e alimentação e bebidas (+0,08%).
O IBGE também mensura, em Aracaju, a variação de preços da cesta de consumo de famílias com rendimento de 1 a 5 salários-mínimos, sendo o chefe da família assalariado.
Para esse público, a pesquisa é feita através do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que também registrou inflação de 0,29%, em abril de 2023. O intervalo de comparação é o mesmo do IPCA descrito acima.
O Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria contará com 573 voos programados entre…
Por Hernan Centurion (*) á momentos na vida em que o céu parece…
Por Luiz Thadeu Nunes (*) De volta ao Brasil após dez dias de…
Atendendo solicitações da mídia sergipana para comentar temas de interesse público, a advogada Luciana Déda…
Forró e futebol estarão lado a lado no maior arraiá à beira-mar do Brasil.…
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) mbora eu tenha nascido em 1974, a…