Categorias: Cidades

Iguá Sergipe apresenta Centro de Controle Operacional para otimizar gestão de saneamento

Compartilhe:

 

A Iguá Sergipe apresentou hoje o Centro de Controle Operacional (CCO), que centraliza informações sobre a distribuição de água, esgotamento sanitário e manutenção das redes, permitindo a visualização em tempo real. Com o CCO,  localizado no bairro Coroa do Meio, zona sul de Aracaju, a empresa toma decisões rápidas e eficazes para otimizar a operação, tanto na região metropolitana quanto no interior do estado. O diretor-geral da Iguá Sergipe, Fernando Vieira, destaca que o principal objetivo do CCO é melhorar a resposta a problemas. “Estamos utilizando tecnologias para garantir respostas ágeis, resolvendo situações antes que a população perceba”, comentou.

Até o momento, a Iguá Sergipe instalou cerca de 430 pontos de monitoramento, entre medidores de vazão, pressão e níveis de reservatórios. A previsão é que esse número chegue a 600 pontos até o final deste mês. Esses pontos são cruciais para identificar problemas antecipadamente, acionando alarmes em situações críticas e permitindo intervenções rápidas. Com a operação plena prevista para o primeiro semestre deste ano, a Iguá Sergipe começará a implementar investimentos que beneficiarão mais de 2 milhões de pessoas ao longo dos 35 anos do contrato.

A Iguá Saneamento adquiriu a concessão parcial dos serviços da Deso, com um investimento de R$ 4,5 bilhões, formalizado em setembro de 2024. A empresa explorará os serviços da Deso por 35 anos, assumindo a distribuição de água tratada e o sistema de esgotamento sanitário em 74 municípios. A concessão visa melhorar o saneamento no estado, com recursos do leilão aplicados em obras estruturantes.

Tubulação

Obras no interior de Sergipe Foto: César de Oliveira

A empresa também anunciou a implantação de uma tubulação de 10 km, conectando a Adutora do Semiárido ao reservatório de Lagoa do Rancho, beneficiando mais de 5 mil pessoas. Além disso, a Iguá Sergipe realizará obras emergenciais em Itabaiana, Moita Bonita, Lagarto e Riachão do Dantas, com início previsto para este mês e conclusão no segundo semestre de 2025.

Como parte de seu compromisso com as comunidades, a equipe de Responsabilidade Social da Iguá Sergipe visitou os povoados Chumbinho e Lagoa do Rancho para informar os moradores sobre as obras e esclarecer dúvidas.

A Iguá Saneamento opera em 121 municípios de seis estados do Brasil, beneficiando aproximadamente 6 milhões de pessoas. A empresa é signatária do Pacto Global da ONU e tem se destacado por suas práticas sustentáveis e pela promoção da diversidade. Em 2024, foi eleita pela oitava vez consecutiva como um excelente lugar para trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW).

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Quando a lei se torna sombra: reflexões para o Brasil e para a Maçonaria

  Por Jader Frederico Abrão (*)   á momentos na história dos povos em que…

1 hora atrás

Ausência presente: O caminho para uma sucessão eficaz nas empresas médias

  Por Juliano César Souto (*)   sucessão nas empresas familiares de médio porte é…

5 horas atrás

Bolsonaro é preso preventivamente

  O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado (22). Em nota, a…

22 horas atrás

Banco do Nordeste integra o Fasc com palco especial

O Banco do Nordeste (BNB) integra a programação da 40ª edição do Festival de Artes…

2 dias atrás

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

  Cerca de 249 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências…

2 dias atrás

José Rollemberg Leite Neto — serenidade e inteligência na Academia Sergipana de Letras

  Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   primeira vez que trocamos algumas palavras foi…

2 dias atrás