Categorias: Cidades

Hospital Universtário capacita 360 profissionais

Compartilhe:

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) está treinando 360 profissionais para atuar em casos de parada cardiorrespiratória. A iniciativa é uma ação do Núcleo de Educação Permanente em Enfermagem (Nepe), composto pelas enfermeiras Maria Josiene Teles e Cícera Eugênia Silva.

“A prioridade é para a equipe de enfermagem, ou seja, enfermeiros, técnicos e auxiliares, mas outros profissionais, como médicos e fisioterapeutas, poderão ser inseridos no treinamento, de acordo com critérios estabelecidos pelo Nepe”, explica a enfermeira Maria Josiene Teles.

Denominada Identificação e Assistência para Parada Cardiorrespiratória, a capacitação é uma recomendação abordada por estudos científicos. A indicação é para que a atualização dos profissionais de saúde seja feita pelo menos uma vez por ano. “É um treinamento indispensável para qualquer setor da área de saúde, por isso precisamos ter uma equipe preparada e atualizada sempre, para evitar erros e prejuízos graves aos pacientes”, destaca.

Atualização

A enfermeira conta que a primeira turma, com 43 enfermeiros, formou facilitadores que poderão atuar nos próximos grupos. Posteriormente, esses enfermeiros, já treinados, se reúnem para a construção de um material didático padronizado e para eliminar possíveis dúvidas.

“Serão mais 20 turmas, cada uma com 18 a 20 participantes. Os interessados podem procurar o Nepe ou obter mais informações pelo telefone 79 2105-1757. A nossa intenção é treinar cem por cento dos servidores de enfermagem”, informa Maria Josiene.

A capacitação tem uma carga horária de quatro horas, sendo duas de teoria e duas de prática. Entre os principais sinais clínicos de uma vítima em parada cardiorrespiratória estão inconsciência, ausência de pulso e da respiração.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

A pequena revolução das coisas banais

  Por Luciano Correia (*)   ossa classe média é a melhor encarnação daquele ditado…

11 horas atrás

Novo salário mínimo amplia renda, aquece consumo e reforça peso do Nordeste e Sergipe

O reajuste do salário mínimo para R$ 1.621, a partir de 1º de janeiro de…

1 dia atrás

Para Aroldo Macêdo

  Por Claudefranklin Monteiro (*)   u o conheci em Lagarto, numa das apresentações do…

1 dia atrás

Consumidor pagará menos na conta de luz em janeiro

  A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou ontem, 23, que o ano de…

3 dias atrás

Secretaria da Fazenda intensifica fiscalizações em rodovias sergipanas

  A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) intensificou neste final de ano o trabalho…

3 dias atrás

Pacientes com diabetes tipo 1 aprovam novo monitoramento de glicemia da Prefeitura de Aracaju

  O cuidado diário no controle da glicemia ganhou um novo aliado para usuários da…

3 dias atrás