Governador Fábio Mitidieri, animado com investimentos da Petrobras Foto: César de Oliveira
O governador Fábio Mitidieri anunciou, nesta quarta-feira, 23, durante a abertura do Sergipe Oil & Gas 2025, que o leilão do projeto Sergipe Águas Profundas (Seap), inicialmente previsto para agosto, foi transferido para setembro. Segundo ele, a Petrobras justificou a mudança como uma forma de dar mais tempo para apresentação de novas propostas. Na mesma ocasião, o gerente executivo de Terra e Águas Rasas da Petrobras, Stênio Jaime Galvão, informou que a presidente da estatal, Magda Chambriard, estará presente na sexta-feira para detalhar os planos da empresa para o Seap.
Stênio Jaime Galvão, que representou Magda Chambriard, apresentou os planos da Petrobras para o Estado. “Retomamos os investimentos em Sergipe, estamos no amadurecimento do projeto Sergipe Águas Profundas e nossa diretora estará aqui, na sexta-feira, detalhando o projeto. Vemos o momento com um otimismo muito grande, tendo em vista que o amadurecimento deste projeto é essencial para termos êxito no futuro”, declarou o executivo.
Stênio também mencionou outro ponto relevante para a economia sergipana: a reativação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), prevista ainda para este ano. Segundo ele, a retomada da unidade deve gerar 1.500 empregos diretos para Sergipe.
Durante a cerimônia de abertura do Sergipe Oil & Gas, que segue até sexta-feira, 25, o governador assinou dois contratos de consultoria técnica com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O primeiro, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), prevê a elaboração de um estudo técnico detalhado sobre a infraestrutura portuária de Sergipe. O segundo contrato será firmado com a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) para a realização de um estudo voltado ao aproveitamento de recursos humanos e técnicos locais no processo de descomissionamento de plataformas marítimas.
A edição 2025 do Sergipe Oil & Gas é realizada pelas empresas Austral e Brainmarket, com apoio do Governo do Estado, por meio da Sedetec. “Esta edição consolida estrategicamente o estado de Sergipe para o futuro energético do país”, afirmou o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa.
A feira conta com o estande do Governo de Sergipe pelo segundo ano consecutivo, com participação da Sedetec e da Sergas, patrocinadora master do evento. Em 2024, o estande foi montado com apoio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise).
A Petrobras é o principal patrocinador da feira, aproveitando o momento de destaque do projeto Sergipe Águas Profundas e a proximidade do anúncio do vencedor do edital para contratação das plataformas FPSO (Floating Production Storage and Offloading) — unidades flutuantes de produção, armazenamento e transferência de petróleo e gás natural.
A expectativa para a edição 2025 do evento é movimentar R$ 200 milhões em negócios, com público estimado de 3,5 mil visitantes. No ano passado, a feira recebeu 2.650 pessoas. Nesta edição, o objetivo é ampliar a visibilidade internacional do evento, com presença de palestrantes estrangeiros e tradução simultânea das atividades.
Nos dias 25 e 26 de novembro, das 9h às 12h, será realizado o…
A Sergipe Gás S/A (Sergas) estará presente em mais um importante marco para a…
O Governo do Estado de Sergipe publicou, nesta terça-feira, 18, o Decreto nº 1.300/2025, que estabelece…
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), divulgou,…
O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou nesta segunda-feira (17) a ata do julgamento em que…
Como resultado da atuação integrada no planejamento operacional da Secretaria da Segurança Pública (SSP), o…