Negócios

FIES defende a reforma da Previdência

Compartilhe:

A Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) divulgou uma nota, hoje à tarde, 5, defendendo a realização imediata da reforma da Previdência, como pretende o presidente  Michel Temer. A entidade entende que “não há solução fácil para o país sair da recessão dos últimos anos que não seja através de um ajuste fiscal robusto e duradouro, onde a resolução da questão previdenciária é o ponto de partida”. Hoje, o Congresso Nacional retomou as conversas sobre o tema.

De acordo com a FIES, “é clara a necessidade de aprovar a reforma da Previdência no Congresso Nacional, dado que países como Portugal, Espanha e Grécia quebraram por causa da previdência e tiveram que baixar o valor dos benefícios, pois demoraram muito para fazer a reforma.

A FIES diz, ainda que o Brasil não pode seguir por esse caminho já trilhado por outras nações, “pois estamos apenas adiando o nosso encontro com a realidade, dado que há um descompasso cada vez maior entre contribuintes e aposentados, em que a única solução passa evidentemente pela atualização das regras previdenciárias”.

Em 2017, o déficit da Previdência Social ficou acima dos R$ 268,7 bilhões, considerando os regimes dos trabalhadores da iniciativa privada (regime geral), e o regime próprio (dos servidores públicos do Governo Federal). Em temos comparativos, esse valor foi 18,5% maior que o registrado em 2016. E, continuando assim, em breve, ficará inviável tanto o pagamento dos aposentados e demais beneficiários quanto o investimento em áreas essenciais, como educação e saúde.

Pleas contas da FIES, caso a reforma da Previdência já estivesse valendo, o Brasil economizaria até 2028 o montante de R$ 1 trilhão, dinheiro que poderia ser utilizado para a construção de mais de 221,6 mil escolas ou 40,7 mil novos hospitais. Além de promover obras de infraestrutura, como conserto e pavimentação de rodovias, investimento em saneamento básico, incremento em pesquisas científicas e tantos outros usos benefícios para a sociedade como um todo.

 

Compartilhe:
Antônio Carlos Garcia

CEO do Só Sergipe

Posts Recentes

O Jesus Esotérico: motivos para o iniciado manter os seus segredos

  Por Nilton Santana[1]   Para a minha mulher, Fernanda, e para a minha filha,…

9 horas atrás

Allan Luz, presidente da Sociedade Sergipana de Oftalmologia: “Há número suficiente de oftalmologista para atender a população”

  ecentemente diversos órgãos públicos do Estado, município e da União desencadearam a Operação Ocularium,…

11 horas atrás

Presidente da FNP, Edvaldo se reunirá com Haddad, em Brasília, para tratar da desoneração da folha

O presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e prefeito de Aracaju, Edvaldo…

1 dia atrás

‘Segundona do Turista’ é esquenta para os festejos juninos 2024

  A ‘Segundona do Turista’, promovida pelo Governo de Sergipe, mantém as tradições juninas vivas…

1 dia atrás

Para além dos tintos – sobre “Vinho branco para leigos”, de Ed McCarthy e Mary Ewing-Mulligan

Por Léo Mittaraquis (*)   uando lançado no Brasil, em 1997, “Vinho Branco Para Leigos”…

1 dia atrás

Sementeira: reforma revitaliza equipamentos de esporte e lazer e aprimora estrutura do parque

  A reforma do Parque Governador Augusto Franco, conhecido como Parque da Sementeira, garante a…

2 dias atrás