Power scan e drone são utilizados nessas ações
Para garantir a qualidade no fornecimento de energia para mais de 800 mil clientes, nos 63 municípios de atuação, a Energisa em Sergipe investe em manutenções preventivas ao longo do ano. Um dos equipamentos utilizados nestas manutenções é o power scan, instalado no automóvel e permite mapear a temperatura das estruturas e evitar futuros desligamentos na rede elétrica.
O power scan é utilizado para a inspeção de estruturas nas áreas urbanas. No mapeamento, é possível identificar se a temperatura da estrutura está elevada, a exemplo de cabos e transformadores. Caso seja encontrada alguma anomalia, já é possível realizar a substituição preventivamente. No período de janeiro a maio, foram realizadas 7.710 inspeções com o power scan, um ganho de cerca de 45% quando comparado se a inspeção fosse realizada sem o equipamento.
“Com o power scan conseguimos mapear os pontos quentes e possíveis defeitos nas conexões sem precisar parar o inspetor para analisar a estrutura poste a poste. Conseguimos fazer toda inspeção nas vias tendo mais agilidade e eficiência. Esse mapeamento ajuda evitar um desligamento dos nossos equipamentos, podendo deixar até uma cidade sem energia”, explica o coordenador Construção e Manutenção da Distribuição da Energisa em Sergipe, Antônio Cleverton.
Na área rural, o drone é um dos equipamentos utilizados nas manutenções preventivas. O equipamento facilita a inspeção de estruturas em áreas de difícil acesso garantindo agilidade e segurança para os inspetores técnicos. O drone capta imagens áreas e auxilia nos diagnósticos de problemas na rede elétrica com alcance de até 1km em relação ao operador que controla o equipamento.
“A empresa está sempre investindo em tecnologias para garantir a qualidade do fornecimento de energia. Além do power scan, temos o drone que ajuda a identificar anomalias na rede elétrica durante as inspeções nas redes mais distantes, além de inspecionar distâncias maiores em um curto espaço de tempo”, destaca Antônio.
Além dos equipamentos tecnológicos, a Energisa tem uma subestação móvel que é utilizada em situações emergenciais reduzindo o tempo de interrupção no fornecimento de energia e de forma programada, evitando a interrupção de energia. Neste ano, a subestação visitou Nossa Senhora da Glória e Canindé, atendendo um total de 39 mil clientes.
O Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) começa hoje, 20 de novembro e segue…
Por Heuller Roosewelt Silva Melo (*) plenitude da nossa sociedade depende intrinsecamente da…
O Governo de Sergipe, por meio da Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da…
Por Antônio Carlos Garcia (*) Ecossistema Local de Inovação (ELI) da Grande…
O Governo do Estado informa que, na próxima quinta-feira, 20, em virtude do feriado…
Por Diego da Costa (*) final de 2025 se aproxima, e com ele…