Categorias: Cidades

Energisa alerta: ligações clandestinas podem ocasionar acidentes

Compartilhe:

A ligação irregular de energia elétrica pode trazer sérios prejuízos para a população e riscos de acidentes, a exemplo de choque elétrico e curto-circuito. A Energisa Sergipe alerta que a rede elétrica é planejada para atender os clientes regulares e cadastrados no sistema da concessionária.

Segundo o coordenador de Medição e Combate às Perdas, Bernard Gouveia, as ligações clandestinas são realizadas por pessoas sem conhecimento técnico e utilizando materiais inadequados, prejudicando a qualidade e segurança do fornecimento de energia elétrica para os clientes na área de concessão da Energisa.

“O furto de energia é muito perigoso para quem pratica, podendo ser eletrocutado ou até ser fatal. A ligação irregular, também pode provocar sobrecarga no sistema elétrico, com prejuízo para a população e causar a interrupção do fornecimento de energia. Por isso, orientamos que os clientes sempre busquem a Energisa para regularizar a situação”, explica Bernard.

Em 2022, a Energisa recuperou energia suficiente para suprir o fornecimento de energia elétrica do município de Itabaiana pelo período de quatro meses. Ainda segundo Bernard, quando uma fraude é identificada, além da regularização e abertura de Boletim de Ocorrência, a Energisa realiza a cobrança dos valores retroativos referentes ao período da irregularidade, procedimento previsto na Resolução 1000/2021 da Aneel. O fornecimento de energia também é interrompido como medida de segurança até que a situação seja regularizada, já que caracteriza risco iminente de danos a pessoas, bens ou ao funcionamento do sistema elétrico.

“A Energisa sempre oferece condições para negociação e realiza uma busca ativa para localizar os consumidores que têm direito ao benefício da Tarifa Social, que concede desconto de até 65% na conta de energia, evitando a inadimplência e até o uso irregular da energia”, orienta Bernard.

O cadastro no Programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é realizado de forma automática, mas a pessoa precisa estar cadastrada no CadÚnico e precisa que a unidade consumidora esteja sob a sua titularidade para que o cadastro seja efetivado de forma automática. É importante manter esse cadastro atualizado, se não tiver procure o Cras mais próximo para regularizar a situação.

Canais de Atendimento

Site energisa.com.br

Aplicativo Energisa

On (disponível no Google Play ou App Store do celular)

Call Center: 0800 079 0196

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Ayslan Monteiro lança o romance “Te Vejo na Final”

  O escritor sergipano Ayslan Monteiro acaba de desembarcar em Aracaju para apresentar ao público…

11 horas atrás

Produção de queijo em Sergipe alcança novo patamar com Selo de Inspeção Estadual

Sergipe registrou o aumento da produção e a qualificação das queijarias. No ano de 2023,…

13 horas atrás

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Os bancos começam a oferecer, a partir desta segunda-feira (13), uma alternativa para renegociação de…

14 horas atrás

O velho professor

  Por Manuel Luiz Figueiroa (*)   critério de escolha do curso na hora do…

2 dias atrás

Comer e beber bem com Marcel Proust

  Por Léo Mittaraquis (*)   “Para Proust, o ato de recordar é uma forma…

3 dias atrás

O Riacho do Navio e a revolta das águas

Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   e tempos em tempos, e aqui não preciso…

4 dias atrás