Eduardo Amorim: "Sergipe agora tem a oportunidade de ser grande referência no tratamento oncológico, com as três grandes unidades: o Hospital de Cirurgia, o Hospital de Lagarto e o Hospital Universitário"
No ano de 2010, após ser eleito senador com mais de 610 mil votos, o médico anestesiologista do SUS, Eduardo Amorim reuniu entidades sindicais, grupos de pessoas diagnosticadas com câncer e deu início à Caravana pela Vida com a missão de pressionar o Governo de Sergipe e o Governo Federal pela construção do Hospital de Câncer (HCS). Entre atrasos, suspensões no processo de construção e milhares de mortes provocadas pela doença, Sergipe presenciou na tarde desta quarta-feira, 10, a inauguração da unidade hospitalar, 15 anos após o início da luta idealizada por Amorim. Convidado pelo cerimonial, o pré-candidato ao Senado Federal em 2026 esteve na solenidade, discursou e enalteceu a importância em nunca desistir dos sonhos.
Emocionado, Eduardo relembrou da sua atuação na saúde pública e dos trabalhos iniciais para garantir que o projeto fosse concretizado. “Essa não é uma obra qualquer, é uma obra de muitos sergipanos. Fomos às ruas, colhemos as assinaturas para sensibilizar as autoridades em Brasília e, naquela época, as emendas não eram impositivas, mas valeu a pena. Quando o sonho é coletivo, é aí que a felicidade é maior”, declarou. Durante sua passagem pelo Senado, Amorim disponibilizou mais de R$ 200 milhões em emendas para a construção do Hospital. A unidade conta com 230 leitos, distribuídos entre Terapia Intensiva (UTI), Terapia Intensiva Pediátrica e leitos de isolamento.
A previsão é que as operações no hospital comecem por fases a partir do dia 15 de dezembro, sendo o setor de quimioterapia o primeiro a funcionar. Abraçado por pacientes oncológicos ou demais sergipanos que testemunharam a mobilização social no início da década passada, Eduardo Amorim reencontrou Erivanda Vieira, servidora pública do estado, que assinou o termo entregue pelo senador pessoalmente ao Ministério da Saúde. “Essa ideia do Hospital era sonho de Eduardo, eu fui uma das pessoas que assinou o termo, porque eu acredito nele. Hoje estamos vivendo um sonho se realizando, mesmo depois de muitos percalços. Fico feliz em reencontrar Eduardo e especial neste dia. Seria um erro grandioso não contar com a presença dele aqui”, afirmou.
Em fevereiro de 2017, com emendas de bancada do senador Eduardo Amorim, a pedra fundamental foi instalada, e, a partir daquele momento, iniciadas as obras do HCS.
“Confesso que, de igual modo a muitos de vocês, eu também estou bastante emocionado desde a semana passada. Me especializei no tratamento da dor e percebi que a pior de todas é aquela coletiva. E o câncer é isso, o inimigo que te tira o direito de viver com muito sofrimento para o paciente, mas também para familiares e amigos que ficam angustiados com a luta contra esta doença. Neste ano três familiares muito próximos seguiam lutando contra o câncer, mas infelizmente apenas um se salvou”, discursou. Eduardo fez ainda um reconhecimento público sobre os desafios enfrentados por mais de 80% dos sergipanos, SUS dependentes.
“Sergipe agora tem a oportunidade de ser grande referência no tratamento oncológico, com as três grandes unidades: o Hospital de Cirurgia, o Hospital de Lagarto e o Hospital Universitário. Poderemos ser uma referência nacional e ultrapassar as fronteiras estaduais para ajudar muitas vidas. Um ponto de esperança para milhões de sergipanos que não possuem plano de saúde particular e dependem exclusivamente do SUS. A nossa missão é dar uma atenção maior para este grupo, e, por isso, tenho destacado a necessidade de Sergipe já começar a construir um Centro de Diagnóstico por Imagem e um Hospital de Clínicas. O Hospital do Câncer era um sonho que se tornou realidade, mas agora precisamos construir outros sonhos”, destacou.
A Associação dos Corretores de Imóveis de Sergipe (ACI/SE) anunciou o adiamento da 1ª Corrida…
A Prefeitura de Aracaju recebeu, na manhã da quarta-feira, 10, o Selo Diamante de…
O Centro de Convenções AM Malls Sergipe conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio…
Programa fortalece renda de trabalhadores rurais e amplia apoio à comunidade agrícola local …
Obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ficou mais fácil com o aplicativo…
Na última semana, o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de…