A medida foi adotada de maneira preventiva, a partir de aviso do INMET Fotos: PMA
A Prefeitura de Aracaju permanece em atenção à instabilidade climática que se instalou na capital. Na manhã desta quinta-feira, 28, por meio da Defesa Civil, foi emitido um novo alerta de chuvas moderadas, para as próximas 24h. A medida foi adotada de maneira preventiva, a partir de aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
A mensagem foi encaminhada através do serviço de alerta via SMS 40199 aos mais de 51 mil telefones cadastrados, na capital sergipana, com o objetivo de manter a população informada e atenta aos possíveis sinais de anormalidade, especialmente nas áreas de risco.
De acordo com o secretário da Defesa Social e da Cidadania, o tenente-coronel Silvio Prado, as equipes mantêm redobrado o monitoramento da cidade e em atenção para atendimento as demandas que possam surgir.
“Nas últimas 12h, foram contabilizados, pelo monitor de chuva, o total de 34,5 milímetros (mm). Estamos preparados para agir de forma integrada com os demais órgãos que integram o Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju, conforme as necessidades que venham ocorrer”, frisa Silvio Prado.
Desde as primeiras horas da manhã, as equipes monitoram pontos estratégicos da cidade e atendem aos chamados registrados através do número emergencial 199, da Defesa Civil. Até o momento, no dia de hoje, duas solicitações registradas através desse canal de comunicação foram atendidas. “A equipe, prontamente, realizou a avaliação de risco e adotaram as providências cabíveis”, acrescenta o secretário.
A população deve estar atenta aos possíveis sinais de anormalidade, como inclinação de árvores e postes, rachaduras em paredes, afundamento de piso, movimentação de terra nas áreas de encostas e outras, barulhos no madeiramento do telhado e outros sinais que possam representar risco, para acionar a Defesa Civil o mais rápido possível.
Esse serviço tem por objetivo manter a população informada, de maneira antecipada, sobre a instabilidade climática, as informações sobre possibilidade de chuvas, alta da maré, ventos fortes e outros fenômenos que demandem maior atenção e cuidados.
Para realizar o cadastro e receber as mensagens é preciso enviar um SMS para o número 40199, indicando no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.
Cerca de 280 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências…
Por Diego da Costa (*) uando falamos em comunicação assertiva no Brasil, poucos…
Furto de energia é crime previsto em lei e traz prejuízos para a população com…
A prefeita Emília Corrêa assinou nesta segunda-feira, 28, o termo de intenções para a…
Por Emerson Sousa (*) pobreza, ao lado da fome e da desigualdade econômica,…
A cidade de Lagarto foi palco, na última sexta-feira, 25, da 46ª edição do…