Esportes

Começa domingo, em Aracaju, a primeira etapa do Circuito Sergipano de Skimboard

Compartilhe:
Colunista esportivo Charles Hardman

Neste domingo (08), próximo ao farol, na praia da Coroa do Meio, em Aracaju, acontece a 1ª etapa do Circuito Sergipano de Skimboard. A competição, que será promovida pela equipe Caba da Peste, terá início às 10 horas. As inscrições podem ser feitas até o meio dia do sábado, no direct cabadapesteskim do Instagram ou através do contato telefônico 9.9928-4865. Os interessados terão que pagar o valor de R$ 5,00 pela categoria escolhida: iniciante, amador e open.

O surf skimboard surgiu perto do ano de 1930, na praia de Laguna Beach, no estado americano da Califórnia. A prática dessa modalidade esportiva deriva do antigo “Sonrisal”, uma espécie de prancha redonda feita de madeira. No Brasil, o esporte já é bastante difundido nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco e Bahia.

Para Ítalo Ramond, atleta e integrante da Caba da Peste, o skimboard sergipano vem crescendo por causa do número positivo de adeptos. “Em média são entre 15 e 18 atletas que treinam diariamente ou somente nos finais de semana, além de comparecerem aos eventos”, afirmou.

Lucas Fink,  primeiro brasileiro a ser  campeão mundial

De acordo ainda com Ítalo, o esporte é novo em Sergipe e há seis anos, quando ele começou, tinham muito poucos skimmers. No entanto, acredita que devido o atleta Lucas Fink ter sido o primeiro brasileiro campeão mundial muita gente passou a conhecer mais o skimboard. No ano passado, o carioca Lucas Fink subiu ao pódio e ergueu o troféu exatamente enquanto comemorava o aniversário de 21 anos. O mundial aconteceu em Vilano Beach, na Flórida.

 

Apesar disso, Ítalo lamenta que a classe empresarial sergipana ainda não tenha despertado o interesse para apoiar o esporte o que resulta numa premiação mais simbólica. “Normalmente são brindes, medalhas e troféus. A cada ano que passa a gente vai tentando melhorar isso. Porém, no domingo que vem apenas os 1º, 2º e 3º colocados receberão troféus sem mais outro tipo de prêmio”, comentou.

Como surfar

O princípio básico para a prática esportiva consiste em correr e lançar a prancha no espelho d’água com o fim de deslizá-la em direção à arrebentação, sendo esta a parte da praia onde as ondas se quebram.

“A gente pode até dizer que é uma parada fácil, mas não é. O principal é a determinação, porque logo no começo você tem que aprender o ‘drop’. Isto é correr em direção a onda e jogar prancha rapidamente para subir nela, além de manter-se equilibrado. Como ela não possui quilhas, o equilíbrio e a base da direção praticamente são os quadris e o tronco”, explicou Ítalo Ramond.

“Além disso, o skimboard requer do atleta o esforço das pernas. Isso porque exige muito arranque. Então, devemos ter uma boa preparação de musculação para o ganho de força e também de fisioterapia atuando no tratamento e prevenção de lesões”, completou.

Compartilhe:
Charles Hardman

Posts Recentes

Moradores de Lagarto aprovam serviços da 46ª edição do ‘Sergipe é aqui’

  A cidade de Lagarto foi palco, na última sexta-feira, 25, da 46ª edição do…

21 horas atrás

Governo do Estado renova parceria com a Casacor Sergipe

  O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e…

24 horas atrás

Um dia no Aeroclube de Sergipe

  Professor Manuel Luiz Figueiroa   ra um sábado de manhã, o sol irradiava um…

2 dias atrás

Jornalismo que se aprendia no olhar e se aperfeiçoava na convivência

Por Everaldo Goes (*)   cena parece saída de um filme: dois jornalistas, cansados, mas…

3 dias atrás

Rosa Faria: arte e história como missão 

  Por Acácia Rios (*)   Quero morrer ocupando minhas mãos.  Em uma delas, levarei…

3 dias atrás

Moura Dubeux lança linha Mood e complexo residencial na zona sul de Aracaju

A Moura Dubeux, referência no setor imobiliário do Nordeste, lançou em Aracaju a linha Mood,…

4 dias atrás