Categorias: Cidades

Ao lado dos vereadores, prefeito Edvaldo sanciona 14 leis em benefício dos aracajuanos

Compartilhe:

O prefeito Edvaldo Nogueira sancionou, nesta quinta-feira, 22, ao lado dos vereadores de Aracaju, quatorze leis que beneficiam, de maneira efetiva, os aracajuanos. Aprovadas pelo Legislativo, na última terça-feira, 20, as proposituras são de autoria do Executivo e tratam, dentre diversos temas, da redução das alíquotas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para imóveis de até R$ 400 mil e terrenos; da Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; da concessão de incentivos fiscais a empresas de base tecnológica e inovação; e do desmembramento da secretaria da Indústria, Comércio e Turismo. Ao sancionar as leis, em ato realizado na Câmara Municipal de Aracaju, Edvaldo destacou que as legislações “serão fundamentais para o crescimento da capital”.

Vereador Josenito Vitale e Edvaldo Nogueira

“Este é um momento muito importante e fiz questão de que acontecesse aqui, como forma de agradecimento aos vereadores pelo esforço, trabalho, dedicação e compromisso com a nossa cidade. Todos esses quatorze projetos, que foram encaminhados por nós, na semana passada, são voltados para os interesses da população e para o crescimento da nossa cidade. Por tanto, vim agradecer a todos os parlamentares que foram favoráveis às proposituras fortalecendo essa relação harmoniosa entre a Câmara e a Prefeitura para o benefício da capital. Esses projetos não serão bons apenas para a gestão, eles farão a diferença para Aracaju e para os aracajuanos. É a cidade e são as pessoas que sentirão a diferença positiva”, destacou o prefeito.

Edvaldo ressaltou também que as novas leis “criarão condições favoráveis para o município”. “São vários temas. Tem a questão do IPTU, inclusive, com redução de alíquotas que vão melhorar a vida das pessoas que mais precisam, tem a criação da política de desenvolvimento tecnológico, que vai abrir caminhos para que nossa cidade se torne um atrativo de empresas de tecnologia, tem o projeto que diminui o ISS para empresas da área tecnológica, tem, ainda, o projeto que estabelece uma nova política para a implantação do 5G, garantindo que Aracaju tenha a legislação mais moderna do Brasil, ou seja, são leis de extrema importância e que criam condições para a nossa capital se desenvolver, cada vez mais”, enfatizou.

Proposituras

As proposituras foram encaminhadas à Casa Legislativa no dia 13 de dezembro, em visita do prefeito aos parlamentares para dialogar sobre a importância dos projetos. Na ocasião,  Edvaldo considerou o PL que estabelece critérios para apuração do valor venal dos imóveis para a base de cálculo do lançamento do IPTU, como “o mais importante”.

A lei complementar Nº 182/2022 trata da diminuição da alíquota do imposto, principalmente em imóveis com valor venal de até R$ 399 mil. Neste sentido, as alíquotas que hoje chegam a 0,80% para todos os imóveis, passarão a ter variações entre 0,50% até 0,75%, a depender do valor do imóvel, uma medida que beneficiará os mais humildes. A medida visa também facilitar a venda dessas áreas pelos seus proprietários, contribuindo, assim, para a movimentação econômica da cidade.

Ciência, Tecnologia e Inovação

Houve a aprovação também de proposituras importantes de incentivo ao desenvolvimento de áreas como Ciência, Tecnologia e Inovação. A lei Nº 5.540/2022, dispõe sobre mecanismos para estimular a inovação, a economia criativa, o empreendedorismo, a pesquisa e qualificação científica e tecnológica; a lei complementar Nº 183/2022, concede incentivos fiscais, relacionado à redução de alíquota do Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) às empresas de base tecnológica e inovação; a lei complementar Nº 186/2022, que institui o Código Tributário Municipal e Normas do Procedimento Administrativo Fiscal e a lei complementar Nº 187/2022 que cria o Departamento de Dívida Ativa Não Tributária.

Para fortalecer ainda mais a política de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação, o prefeito decidiu pela criação de uma secretaria que trate do tema, também via projeto de Lei, que desmembrou a atual Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo. Assim, com a sanção das leis Nº 5.542/2022 e 5.543/2022, serão criadas a Secretaria do Turismo (Setur) e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde), respectivamente.

Também foi sancionada a lei Nº 5.547/2022, que dispõe sobre o procedimento para licenciamento, cadastramento e comunicação de instalação de infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação na cidade, ligado à tecnologia 5G, uma legislação bastante moderna.

Também foi sancionada lei complementar Nº 184/2022 que trata da atualização da legislação municipal conforme o Código Tributário Nacional, em relação à cobrança de ISS sobre serviços de monitoramento e rastreamento de veículos; a lei Nº 5.541/2022 para organização básica da Secretaria Municipal da Fazenda, incorporando a Coordenação de Geotecnologias, Contabilidade Central e Gestão do Sistema Integrado de Administração Financeira e Contábil; as leis Nº 5.544/2022 e 5.545/2022 para a organização de secretarias; e a lei Nº 5546/2022 para o aperfeiçoamento do  texto anterior da lei da contribuição para Custeio de Serviços de Iluminação Pública, sem qualquer tipo de reajuste da tarifa.

Ao acompanhar a sanção das leis, o presidente eleito da Câmara Municipal, vereador Ricardo Vasconcelos, leu um email que recebeu de Augusto Fortuna, especialista em Telecomunicações e que trabalha na SBA Torres, associada da Abrintel – Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações – elogiando as proposituras voltadas para as áreas de Tecnologia e Inovação. “No email, ele avalia as legislaturas como bastante modernas e diz que colocam Aracaju na vanguarda deste tema, em relação a outras capitais. Ele finaliza dizendo estar impressionado com a celeridade da aprovação. E aproveito para dizer que este é o nosso papel enquanto representantes da sociedade. O que pudermos fazer para contribuir para os avanços da nossa cidade, faremos”, afirmou o parlamentar.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Aracaju se prepara para receber a 18ª edição do Brasil Sabor, o maior festival gastronômico do mundo

  Aracaju será palco da 18ª edição do Brasil Sabor, promovido pela Abrasel. O evento,…

9 horas atrás

Gaúchos que residem em Sergipe se mobilizam para ajudar conterrâneos

  Uma tragédia sem precedentes no Rio Grande Sul - com 83 mortes confirmadas, 111…

9 horas atrás

Sergipe tem alerta de chuvas válido para as próximas 48 horas

Com a possibilidade do acumulado ultrapassar os 50 milímetros por dia, um alerta de chuvas…

10 horas atrás

Equipe do Corpo de Bombeiros que seguia para o Rio Grande do Sul sofre acidente na Bahia

  O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) informa que parte da…

12 horas atrás

Sergipe participa de 6º Encontro dos Brasileiros da FGV Energia nos Estados Unidos

Neste domingo, 5, uma comitiva do Governo do Estado participou da 6ª edição do Encontro…

16 horas atrás

Bombeiros de Sergipe iniciam missão para trabalho de resgate no Rio Grande do Sul

O Gabinete de Gerenciamento de Crise, formado pelos comandantes-gerais do Corpo de Bombeiros do Brasil,…

1 dia atrás