Evento Ancev on the road, em Aracaju Fotos: Gabriel Santos
Por Antônio Carlos Garcia (*)
Aracaju se tornou, nesta semana, o epicentro nacional das discussões sobre inovação, empreendedorismo e o futuro dos espaços compartilhados de trabalho. A capital sergipana está sediando, nesta quinta (5) e sexta-feira(6), mais uma edição do Ancev On The Road, no Tiradentes Innovation Center, reunindo empreendedores de todas as regiões do país em uma intensa programação voltada à troca de experiências, boas práticas e tendências do setor. E principalmente, inovação.
A Ancev é a Associação Nacional de Coworkings e Escritórios Virtuais, a única entidade oficial no Brasil que reúne e representa empresas do setor de espaços de trabalho compartilhados, incluindo coworkings, escritórios virtuais e ambientes similares. Fundada em 1996, a Ancev atua como uma plataforma de apoio, networking e desenvolvimento para empresários e gestores desse segmento.
O Ancev On The Road, que já passou por metrópoles como São Paulo, Brasília, Salvador e Belo Horizonte, ocorre pela primeira vez em Aracaju, e tem promovido visitas técnicas, palestras, workshops e networking entre profissionais que lideram a transformação do ambiente de trabalho no Brasil. Na quinta, por exemplos, eles visitaram o Planeta Escritório, Portal Escritório Virtual, Conviva Coworking, Nexus Coworking, Prime Escritórios, CBM Office e Spazio Valore Coworking.
A empresária Carolina Cunha, diretora da Ancev para a Região Norte e Centro-Oeste e fundadora do Prooffice Escritórios, o primeiro coworking de Manaus, hoje com 15 anos de atuação, fez as visitas e gostou da estrutura dos escritórios. “É a minha primeira vez em Aracaju, e vim com meu marido, que já conhecia a cidade e queria voltar por causa da praia”, contou Carolina, bem-humorada. “Mas eu disse: Vamos, mas você vai participar de todo o evento da Ancev!” e continuou: ” Está sendo tudo muito bom. A receptividade, o acolhimento. Os eventos da Ancev estão cada vez melhores.”
Ela destaca a importância da troca entre gestores de diferentes estados. “Eu sempre espero levar boas práticas e ideias que deram certo em outros lugares. E também trago as minhas para compartilhar. Já implementei práticas inspiradas na Ancev em Manaus e hoje sou um case de sucesso. É muito legal poder ajudar quem está começando agora”.
Hoje, os empresários do setor de coworking tiveram mais cedo uma palestra do gestor e psicólogo, Alvaci Resende, sobre “Psicologia positiva no trabalho”, seguida de uma mesa redonda como tema “Da Prevenção à prática: NR-10, Humanização e gestão de saúde no ambiente de trabalho”, com o psiquiatra Cesar Santiago e André Cavalcanti.
Agora à tarde, a partir das 14 horas, o tema será “Do verde ao digital”, com Breno Caires, João Louredo, Leonardo Lima, Igor Pinheiro da Rocha e Fabrício de Souza Araújo. Depois, às 16 horas, haverá o painel de conversa: “Gestão de Coworking na prática – conhecendo a administração por dentro”, com Carolina Cunha, Raphael Freitas e Alice Menezes.
Para Domingos Machado, presidente do Tiradentes Innovation Center, sediar o evento é motivo de orgulho: “Foi uma alegria muito grande receber esse convite. E mais ainda por saber que o primeiro lugar que pensaram para sediar o evento foi o nosso centro. Isso mostra que estamos no caminho certo”, declarou.
Domingos ressalta a sintonia entre os objetivos do centro e da associação. “O Tiradentes Innovation Center existe para promover a cultura da criatividade, inovação e empreendedorismo. E a Ancev incentiva justamente o início da jornada de muitos empreendedores, com estruturas como escritórios virtuais e coworkings. A nossa missão é fazer com que o empreendedorismo não seja apenas uma opção por necessidade, mas uma escolha de oportunidade.”
Quem também veio de longe para participar foi Jamal Cordeiro, de Santa Catarina, sócio do XYZ Coworking, em Balneário Camboriú. Além de empreendedor, ele é secretário executivo da Ancev e atua na organização do evento.
“É muito bom estar aqui. Faço parte da organização e é incrível ver essa interação entre donos e gestores de coworking. Muitas vezes, as pessoas se veem como concorrentes, mas quando chegam aqui percebem que têm as mesmas dores. Isso gera união e soluções mais eficazes para os negócios”, disse.
Jamal falou também sobre o cenário atual do setor. “É um mercado em crescimento acelerado. Desde 2017, o número de coworkings no Brasil só aumenta. Acredito que nos próximos dez anos o termo ‘coworking’ será cada vez mais valorizado e reconhecido.”
Questionado sobre os impactos do home office pós-pandemia, ele disse que “a volta ao trabalho presencial muitas vezes significa ir para o coworking. Muitos empresários estão repensando a estrutura tradicional, com salas próprias, manutenção, limpeza… e enxergam o coworking como uma solução prática. Assim, eles focam na produtividade, enquanto nós cuidamos do resto.”
Por Juliano César Souto (*) sucessão nas empresas familiares de médio porte é…
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado (22). Em nota, a…
O Banco do Nordeste (BNB) integra a programação da 40ª edição do Festival de Artes…
Cerca de 249 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências…
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) primeira vez que trocamos algumas palavras foi…
A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) realizou, na noite de quinta-feira, 20 de novembro,…