Ilha dos Namorados/Foto: Arthuro Paganini
Belezas naturais, hospitalidade e segurança estão entre os principais atrativos de Sergipe, que segue com o turismo aquecido neste início de 2026. A consolidação do estado como destino turístico é resultado das ações de promoção realizadas ao longo dos últimos anos pelo Governo do Estado e o trade turístico. No mês de janeiro, que costuma ser de férias para muitas famílias, a capital sergipana, Aracaju, e os principais destinos do estado têm registrado fluxo intenso de visitantes, com impacto direto na rede hoteleira, no comércio e nos serviços ligados à atividade turística.
O cenário reforça a tendência de crescimento contínuo do setor, impulsionada por iniciativas da gestão estadual, como a intensa divulgação realizada por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) em todo o Brasil, assim como pelos diversos eventos ao longo do ano no estado, a exemplo das vilas temáticas (Vila do Natal Iluminado, Vila da Páscoa, Vila do Forró e Vila da Criança), Arraiá do Povo, Segundona do Turista e o Verão Sergipe, que movimenta a estação mais quente do ano com shows artísticos e programação esportiva em diversas regiões. Outras ações também se somam para a melhoria dos resultados no turismo, como a ampliação da malha aérea, pelos voos extras da temporada.
Em sua primeira visita a Sergipe, a paranaense de Pato Branco, Madi Orzechoveski, de 52 anos, policial civil aposentada, se surpreendeu positivamente com as primeiras experiências na capital sergipana. “Estou encantada com Sergipe. A limpeza, as paisagens, a comida e a receptividade das pessoas impressionam. Mas o que mais me chamou a atenção foi a segurança. Como sou da área, observo muito isso, e aqui a gente percebe tranquilidade para circular, podemos usar o celular na rua, por exemplo, isso faz diferença. Já conheci a orla, o mercado e quero conhecer muito mais nesses cinco dias que iremos ficar aqui, como o Museu [da Gente Sergipana], o Largo [da Gente Sergipana], com os personagens culturais, a Lagoa do Tambaquis e, também, quero fazer stand up paddle”, enumerou, ao lado do marido.
Também pela primeira vez no estado, o professor Josey Santana, de 41 anos, natural de Xique-Xique, no interior da Bahia, visita Aracaju acompanhado da esposa, Luana. O casal chegou em excursão rodoviária, com cerca de 40 pessoas, motivado pelas referências positivas sobre o destino. “A cidade é muito boa, acolhedora e tranquila. A segurança transmite conforto para quem está de férias. A gente percebe, também, uma semelhança cultural com a Bahia, o que torna a experiência ainda mais agradável”, afirmou.
O retorno frequente de turistas reforça a consolidação de Sergipe como roteiro nacional. É o caso do mecânico do setor de petróleo Jonas Mendes, de 42 anos, de Salvador, na Bahia, que, pela terceira vez, escolheu Sergipe como destino das férias em família. Hospedado com a esposa e o filho em um hotel na Orla da Atalaia, segundo ele, a preferência por Sergipe é motivada, principalmente, pela infraestrutura urbana, segurança e programação oferecida ao longo do ano. “O que mais nos encanta é a orla, especialmente à noite, que é muito bonita e tranquila. A segurança é um diferencial. Já participamos de eventos promovidos pelo governo, como as vilas temáticas e shows na orla, e isso valoriza muito a cidade. Sempre recomendamos Sergipe aos amigos e pretendemos voltar mais vezes”, relatou.
O crescimento do turismo impacta diretamente o movimento nos bares e restaurantes da capital. Na Orla da Atalaia, um dos principais cartões-postais de Aracaju, a gerente de um dos bares da Passarela do Caranguejo, Rita Maria Gonçalves de Oliveira, de 70 anos, que atua há 10 anos no local, confirma o aumento expressivo no movimento nos últimos anos e neste verão. “No ano passado o movimento foi muito maior do que a gente esperava, o fim de ano foi muito bom e agora também está sendo. Tivemos que contratar mais garçons para dar conta da demanda. Estamos recebendo turistas de vários estados e até de outros países, que elogiam a limpeza, a organização e o atendimento. Isso tem sido muito positivo para os negócios e gera mais renda para todos nós”, afirmou.
No Centro da cidade, o reflexo da alta temporada também é sentido no Mercado Municipal de Aracaju. A comerciante Silvana Edson Soares, conhecida como Galega das Ervas, de 56 anos, trabalha há 34 anos no local e avalia o mês de janeiro como bastante positivo para o setor. “O movimento está muito bom, com muitos turistas. Eles compram, conhecem o mercado e divulgam. Meus colegas também estão satisfeitos. A cidade está mais limpa, organizada e segura, e isso ajuda muito a atrair quem vem de fora”, pontuou.
Na mesma linha, o comerciante José Antônio da Silva, de 60 anos, que atua há 28 anos com a venda de artigos de praia, souvenires e variedades na Orla da Atalaia, destaca a diversidade de visitantes. “Estamos percebendo um crescimento entre 25% e 30% no fluxo de turistas. Recebemos muitas pessoas do Sudeste, do Centro-Oeste e do Nordeste, principalmente baianos e alagoanos. E eles procuram muito as lembrancinhas e o nosso artesanato, que faz parte da nossa cultura”, contou.
Com a alta temporada ainda em andamento, a expectativa é de que Sergipe mantenha o bom desempenho ao longo de 2026, reforçando o turismo como um dos principais motores da economia estadual, promovendo geração de emprego, renda e consolidando a imagem do estado como um destino seguro, acolhedor e diversificado. Nos próximos meses, a agenda de eventos prevista pelo Governo do Estado deve contribuir ainda mais para esse movimento, começando pelo Verão Sergipe que, entre 30 de janeiro a 15 de março de 2026, levará sua programação, ao longo de sete finais de semana, a diferentes regiões do estado, que incluem, além da capital Aracaju, Pirambu, Praia da Caueira (Itaporanga d’Ajuda), Ponta dos Mangues (Pacatuba), Praia do Abaís (Estância), Canindé de São Francisco e Barra dos Coqueiros.
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Articulação, Parcerias e Investimentos…
Por Valtênio Paes de Oliveira (*) eitero! Este século XXI trouxe posturas inconsequentes,…
Por Heuller Roosewelt (*) uero cafééééé! Começo por esse grito que atravessou…
Por Luiz Thadeu Nunes e Silva (*) ábado, 10/01, chego em casa, ligo…
O Senac Sergipe abre inscrições para 33 cursos gratuitos do Programa Senac de Gratuidade…
As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem ser consultadas na Página do Participante,…