Negócios

Utilização da Capacidade Instalada da indústria chega a 71%

Compartilhe:

Um levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), através da Sondagem Indústria da Construção no mês de novembro de 2016, apontou que no quesito Utilização da Capacidade Instalada (UCI) das empresas, houve um avanço de dois pontos percentuais, chegando a 71%.  O Volume de Produção, somou 49,5 pontos no mês em análise, ficando 3,5 pontos acima do volume registrado no mês anterior, o que indica crescimento na produção do período.

Porém, os empresários sergipanos não se mostraram tão otimistas quanto as perspectivas para os próximos seis meses, uma vez que o indicador de perspectiva de Número de empregados ficou em 44,4 pontos, e o de Compras de matéria-prima ficou em 45,4 pontos, ambos abaixo da linha divisória dos 50 pontos. Porém, as expectativas são boas no tocante a Demanda por produtos (51,1 pontos) e Quantidade Exportada (50 pontos).

A Sondagem Indústria da Construção mostra que, em novembro de 2016, o Nível de atividade recuou, apresentando redução de 8,8 pontos, na comparação com o mês de outubro, o indicador continuou abaixo da linha divisória, somando 32,1 pontos. A Utilização da Capacidade de Operação (UCO) das empresas sergipanas foi de 72%, acima do usual para o mês e bem acima dos resultados apresentados pelo Brasil (56%) e pelo Nordeste (53%).

A análise do ICEI – Índice de Confiança do Empresário Industrial, do mês de dezembro de 2016, mostrou que os empresários sergipanos estão menos confiantes, uma vez que apresentou redução de 2,2 pontos no ICEI, somando 48,6 pontos, no mês em análise. O Indicador de expectativas somou 53,5 pontos, com redução de 2,1 pontos, indicado que as expectativas não melhoraram, porém, os empresários mantêm-se otimistas para os próximos seis meses. Além disso, mostraram-se confiantes em relação ao futuro das suas empresas, somando 56,2 pontos no indicador de Expectativas da empresa.

As pesquisas da Sondagem Industrial foram criadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o objetivo de conhecer tendências e expectativas dos empresários do setor industrial. Os indicadores apresentados nas pesquisas variam no intervalo de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos indicam evolução positiva ou otimismo, já os valores abaixo desta linha divisória, apontam evolução negativa ou pessimismo.

Mais detalhes sobre a Sondagem Industrial, Sondagem Indústria da Construção e ICEI estão disponíveis no site do Núcleo de Informações Econômicas (NIE), da FIES, na página: nie.fies.org.br

 

Compartilhe:
Antônio Carlos Garcia

CEO do Só Sergipe

Posts Recentes

Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os deuses

Por Manuel Luiz Figueiroa (*)   Essa frase encontra-se inscrita no santuário de Delfos, na…

20 horas atrás

Oligopólio: perigo real e imediato

Por Emerson Sousa (*)   e você tiver a oportunidade de algum dia ler um…

2 dias atrás

“Se Comes, Tu Bebes” – Um Velho Crítico e Sua Nova Coluna

Por Léo Mittaraquis (*)   Oh! Gole farto de vinho velho! Fresco há muito no…

2 dias atrás

Governo realiza visita técnica em galpão industrial durante o ‘Sergipe é aqui’ em Carira

O agreste sergipano recebeu nesta sexta-feira, 19, as ações da caravana itinerante do Governo de…

2 dias atrás

Lansky, o anjo sujo

Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   onsidero-o um dos maiores nomes do cinema, de…

3 dias atrás

Aracaju Cidade do Futuro: Prefeitura investe R$500 milhões em pacote de obras estruturantes

A capital sergipana está passando por uma importante transformação urbanística. Com o programa "Aracaju Cidade…

3 dias atrás