Equipe do SAD em visita domiciliar Fotos: Divulgação
Sempre com foco no atendimento humanizado e na atenção personalizada aos beneficiários, a Unimed Sergipe mantém o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), que permite aos pacientes receberem os cuidados na própria residência, contando com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.
Para ser atendido pelo SAD, o beneficiário precisa ter a guia de encaminhamento do médico, ser elegível para assistência domiciliar segundo o perfil definido pela equipe técnica, residir no perímetro urbano da Grande Aracaju, e ter um familiar ou responsável para seguir as orientações fornecidas para continuidade ao tratamento no dia a dia.
Podem ser acompanhados pelo SAD pacientes com doenças complexas ou terminais, acamados, pessoas com impossibilidade parcial ou total de locomoção, e casos específicos com autorização médica. Os pacientes são atendidos pela equipe técnica composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, farmacêuticos e técnicos de enfermagem.
Fernanda Primo, supervisora administrativa do SAD, destaca que o serviço é disponibilizado pela Unimed Sergipe para auxiliar o paciente a se recuperar mais rapidamente, quando o mesmo não tem condições de se dirigir até a rede referenciada.
“O atendimento domiciliar tem o diferencial de proporcionar a humanização do atendimento, melhorando a qualidade de vida do paciente, por diminuir o estresse provocado pelo afastamento social. Previne ainda descompensações clínicas, reduzindo ou afastando a necessidade de intervenções mais severas”, detalha Fernanda.
Os profissionais da equipe multidisciplinar orientam os responsáveis sobre como cuidar do paciente na rotina cotidiana, passando informações e dicas de higiene, alimentação, administração dos medicamentos e outros cuidados essenciais.
A supervisora do SAD ressalta que o serviço não é contratualizado ou legalmente previsto, sendo disponibilizado pela Unimed Sergipe como parte da política de humanização e cuidados com as particularidades de cada paciente, sendo regido por regras técnicas e diretrizes estabelecidas pela equipe multiprofissional.
Furto de energia é crime previsto em lei e traz prejuízos para a população com…
A prefeita Emília Corrêa assinou nesta segunda-feira, 28, o termo de intenções para a…
Por Emerson Sousa (*) pobreza, ao lado da fome e da desigualdade econômica,…
A cidade de Lagarto foi palco, na última sexta-feira, 25, da 46ª edição do…
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e…
Professor Manuel Luiz Figueiroa ra um sábado de manhã, o sol irradiava um…