Categorias: Cidades

Torre suspende coleta de lixo na capital por débito de R$ 40 milhões da Prefeitura de Aracaju

Compartilhe:

 

Os aracajuanos e turistas que estão na capital poderão passar o Réveillon com a cidade suja. A Torre Empreendimentos divulgou uma nota hoje informando que suspendeu o serviço de limpeza pública de Aracaju, porque a prefeitura da capital tem um débito de aproximadamente R$ 40 milhões, referente aos meses de setembro, outubro e novembro. A Torre disse que buscou o diálogo com o prefeito Edvaldo Nogueira e com o secretário de Fazenda, Jeferson Passos, e não obteve sucesso.  A Prefeitura de Aracaju ainda não se pronunciou sobre o  débito e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), anunciou o esquema de limpeza na Coroa do Meio e Atalaia, onde acontecerá a festa de Réveillon. 

A Torre diz que “permanece à disposição das autoridades municipais para buscar uma solução que permita a retomada dos serviços, evitando maiores transtornos à população, turistas e visitantes”. E “reafirma o compromisso com a cidade de Aracaju e com a qualidade dos serviços prestados”.

A empresa, também, destacou que “apesar da inadimplência, priorizou o pagamento do décimo terceiro salário, benefícios e impostos de seus colaboradores. No entanto, a ausência de pagamento pelos serviços executados inviabilizou o cumprimento de compromissos com fornecedores essenciais, como combustíveis, peças e pneus, resultando na impossibilidade de manter a operação”.

Por volta  das 15 horas, foi postada uma matéria no site da Prefeitura de Aracaju garantindo que será feita a limpeza pública da área da Atalaia, onde ocorrerá a festa da Virada. “No dia 1° de janeiro, na área do evento, atuaremos com um total de 27 equipes de limpeza, cerca de 300 agentes, escalonados para o recolhimento dos resíduos antes e após as celebrações da virada de ano. Utilizaremos também duas caixas de 5m³, uma caixa de 30m³, três caminhões coletores, além de um caminhão-pipa e duas pá-carregadeiras. Já para o acondicionamento correto do lixo descartado pelo grande público, que lota a faixa de areia, a Emsurb disponibilizará em pontos estratégicos 150 lutocares em formatos de ilha”, informa o diretor de Operações da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Lauro Maia.

Futura prefeita se pronuncia

A prefeita eleita, Emília Corrêa, disse que está se preparando com a equipe para que a retomada da coleta de lixo seja feita no dia 1º de janeiro, quando ela assume o cargo. “Reafirmo meu compromisso com a população de Aracaju em garantir serviços públicos eficientes e de qualidade”, garantiu.

Em nota, ela afirmou que “é profundamente lamentável que a administração do prefeito Edvaldo Nogueira, em seus momentos finais, tenha permitido que a situação chegasse a esse ponto crítico, causando transtornos significativos para toda a população aracajuana”.

 

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Quando a lei se torna sombra: reflexões para o Brasil e para a Maçonaria

  Por Jader Frederico Abrão (*)   á momentos na história dos povos em que…

1 hora atrás

Ausência presente: O caminho para uma sucessão eficaz nas empresas médias

  Por Juliano César Souto (*)   sucessão nas empresas familiares de médio porte é…

5 horas atrás

Bolsonaro é preso preventivamente

  O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado (22). Em nota, a…

22 horas atrás

Banco do Nordeste integra o Fasc com palco especial

O Banco do Nordeste (BNB) integra a programação da 40ª edição do Festival de Artes…

2 dias atrás

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

  Cerca de 249 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências…

2 dias atrás

José Rollemberg Leite Neto — serenidade e inteligência na Academia Sergipana de Letras

  Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   primeira vez que trocamos algumas palavras foi…

2 dias atrás